A construção da nova Ponte Guilherme de Almeida sobre o Rio Tietê, em Barueri, atingiu um marco significativo na última quinta-feira (23) com a concretagem da aduela de fechamento do vão central no sentido capital (leste). O momento, chamado de “beijo” da estrutura, uniu os dois lados da ponte, completando o tabuleiro principal.
A ação representa um passo importante nas obras de implantação das pistas marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280), entre os quilômetros 22 e 27. A união do lado Oeste já havia sido realizada em agosto, finalizando a primeira parte da ponte. Com a concretagem no sentido Leste, as duas estruturas agora têm seus tabuleiros principais totalmente fechados, faltando apenas as aduelas dos vãos adjacentes.
As próximas fases da obra incluem a construção de guarda-rodas, pavimentação, sinalização e iluminação, com previsão de conclusão para o início de 2026.
A intervenção é realizada pela ViaOeste, sob supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Até o momento, foram construídas 65 aduelas no sentido Oeste e 58 no sentido Leste. Cada uma das pontes será composta por 69 aduelas, incluindo as peças de partida e fechamento. A união dos vãos centrais é considerada uma das etapas mais complexas da obra, exigindo alta precisão técnica e construtiva.
Com essa etapa concluída, a ponte se consolida como o segundo maior vão em balanço sucessivo da América Latina, destacando a importância do projeto para a mobilidade da região metropolitana de São Paulo.
Fonte: jornaldigitaldaregiaooeste.com.br




















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