Unicamp planeja novo curso de direito com início previsto para 2027

2 Tempo de Leitura
G1

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) deu um passo significativo em direção à expansão de sua oferta acadêmica ao aprovar a abertura do processo para a criação de uma faculdade e de um curso de Direito. A decisão foi tomada durante a sessão do Conselho Universitário (Consu) na noite de terça-feira, sinalizando o potencial início das atividades para 2027. Ainda não há definição sobre qual campus abrigará o novo curso, se Campinas ou Limeira.

Com a aprovação formalizada, a reitoria da Unicamp deverá designar uma comissão de especialistas. Essa comissão terá a responsabilidade de aprofundar as propostas, delineando as etapas cruciais para a implementação do curso.

De acordo com informações divulgadas pela Unicamp, o curso de Direito será oferecido em período integral, durante o dia, e disponibilizará 80 vagas. Os alunos aprovados receberão o título de bacharel em Direito após cumprirem uma carga horária total de 4.440 horas, distribuídas ao longo de 10 semestres.

A universidade estima que, até março de 2026, os pareceres elaborados pela comissão de especialistas serão apresentados ao Consu para análise e deliberação.

Atualmente, a Unicamp oferece 69 cursos distintos, o que a coloca em comparação com a Universidade de São Paulo (USP), que possui 183 cursos, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), que oferece 136. A aprovação para a criação do curso de Direito representa um esforço para diversificar e ampliar a oferta de ensino superior na instituição.

Fonte: g1.globo.com

Compartilhe está notícia