Preocupações de Fachin com Sanções Internacionais à Justiça Brasileira

2 Tempo de Leitura
© Rovena Rosa/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, expressou sua preocupação em uma reunião recente com a relatora especial da ONU para a Independência de Magistrados e Advogados, Margaret Satterthwaite, sobre as sanções internacionais unilaterais que podem comprometer a autonomia do sistema judiciário brasileiro.

Reunião com a ONU e Preocupações Externas

O encontro, que ocorreu em caráter reservado, abordou as pressões externas que, conforme Fachin, buscam constranger juízes a partir de decisões judiciais legítimas. O ministro enfatizou que ataques a cortes constitucionais têm se intensificado em várias nações, o que não deve ser ignorado.

Repercussões das Decisões do STF

Mais cedo, o governo dos Estados Unidos citou decisões do STF como justificativa para ameaçar imposições tarifárias sobre as exportações brasileiras. Um relatório do Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR) mencionou que o Supremo havia tomado medidas sigilosas para bloquear perfis de indivíduos residentes nos EUA. Em particular, o foco foi em ações do ministro Alexandre de Moraes contra brasileiros no exterior, acusados de ataques antidemocráticos.

Desdobramentos Legais

Recentemente, a Justiça da Flórida intimou o ministro Moraes para se defender em um processo em que é acusado pela plataforma Rumble de ordenar bloqueios ilegais. Essas ações refletem a crescente tensão entre o Brasil e os Estados Unidos em relação à liberdade de expressão e as decisões judiciais.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia