Jovem síria busca vaga na unesp para realizar sonho de criança

2 Tempo de Leitura
G1

Havin Alsabah, uma jovem de 20 anos nascida na Síria, viveu um dia crucial em sua jornada no Brasil ao participar da primeira fase do Vestibular 2026 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Residente no país desde dezembro de 2020, Havin busca a aprovação no curso de Odontologia.

A estudante, que realizou a prova em uma universidade particular, expressou sua motivação: “Meu sonho, desde criança, é entrar na área da saúde. Gosto muito de ajudar as pessoas. E o curso de odontologia é muito interessante”.

Esta foi a primeira vez que Havin prestou o vestibular da Unesp. Anteriormente, em 2024, ela havia feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se preparar, Havin complementou seus estudos do ensino médio com um curso preparatório oferecido pela Unesp de Araraquara. “Eles [professores] me ajudaram bastante e eu agradeço a cada um deles, inclusive aos alunos”, declarou.

Apesar dos desafios com a língua portuguesa, Havin se sente confiante para a prova de redação da segunda fase, graças ao apoio de seu professor.

Próxima de completar cinco anos no Brasil, Havin demonstra gratidão pelo apoio que recebeu de professores e amigos. Ao realizar o exame, ela usava um hijab, o véu tradicional islâmico. Atualmente, Havin reside com seu pai e irmão.

“Tem muitas pessoas que confiam em mim, minha família, meus amigos. Está na minha cabeça que eu vou conseguir. Mesmo que não seja esse ano, vou [tentar] no ano que vem. Não tem problema”, concluiu Havin, demonstrando determinação em alcançar seu objetivo.

Fonte: g1.globo.com

Compartilhe está notícia