Vinte peritos criminais da Polícia Federal foram enviados para o Rio de Janeiro com o objetivo de fortalecer a segurança pública no estado. O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
A medida é o primeiro resultado do escritório emergencial de combate ao crime organizado no Rio de Janeiro, que foi apresentado no Palácio Guanabara. O escritório foi criado após a Operação Contenção nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em mais de uma centena de mortes.
Os peritos atuarão em diversas áreas, incluindo análise de locais de crimes, balística, genética forense para identificação de DNA, medicina legal, exames de balística, necrópsia e identificação de corpos. Além dos peritos da Polícia Federal, o governo federal informou que planeja mobilizar entre 10 e 20 peritos da Força Nacional de Segurança Pública para atuarem no Rio de Janeiro.
De acordo com o ministro Lewandowski, o número de peritos poderá ser aumentado, caso haja necessidade. O ministro destacou a importância da criação do escritório emergencial, afirmando que ele tem como objetivo agilizar a comunicação entre as forças federais e estaduais de segurança.
O escritório integrado funcionará como um fórum de diálogo entre as forças de segurança, permitindo que decisões sejam tomadas de forma mais rápida e eficiente, com o objetivo de superar a crise atual. Lewandowski ainda mencionou que o escritório é um embrião da PEC da Segurança Pública, que está em discussão no Congresso Nacional.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br




















Deixe um comentário