Depoimento de Daniel Vorcaro é confirmado pelo Ministro André Mendonça

2 Tempo de Leitura
© Nelson Jr./SCO/STF

O gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, anunciou a realização do depoimento de Daniel Vorcaro em suas dependências. Embora a nota não especifique a data do encontro, ressalta que este ocorreu após Vorcaro relatar ter sofrido intimidações e solicitar uma audiência com urgência.

Detalhes do Depoimento

O depoimento foi acompanhado por um representante do Ministério Público, mas não contou com a presença de agentes da Polícia Federal. Mendonça, que é relator do processo que investiga fraudes associadas ao Banco Master, defendeu a legitimidade do procedimento realizado.

Normas de Segurança e Proteção

De acordo com a nota, a presença do Ministério Público em audiências desse tipo é uma exigência legal. O ministro explicou que a ausência da Polícia Federal se alinha com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, que visam proteger a integridade física e psicológica do depoente. Essa medida foi tomada em consideração ao relato de intimidações recebidas por Vorcaro.

A confirmação do depoimento foi divulgada pelo jornal O Globo na manhã de quarta-feira (2) e posteriormente ratificada pelo gabinete de Mendonça.

Esclarecimentos sobre o Conteúdo do Depoimento

Em relação ao conteúdo do depoimento, a equipe de Mendonça afirmou que Vorcaro não mencionou Alexandre de Moraes, colega de Mendonça no STF. O conteúdo da audiência é protegido por sigilo legal, e a equipe enfatizou que não houve discussões sobre Moraes.

Investigação da Polícia Federal

Recentemente, Mendonça tornou públicas as investigações da PF sobre as comunicações entre Vorcaro e Moraes, que foram obtidas através da quebra de sigilo do celular do ex-banqueiro. Em uma das mensagens, Vorcaro sugere que estava tentando antecipar as ações dos investigadores. Essas conversas foram registradas no dia 17 de novembro de 2025.

Na mesma linha, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, manifestou-se sobre a nulidade da investigação da PF, alegando que Mendonça teria agido de maneira ilegal ao aprofundar a investigação sobre Moraes sem a autorização do plenário do STF.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia