O empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, foi preso pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (18). A detenção ocorreu enquanto ele tentava embarcar para fora do país.
Vorcaro é um dos alvos da Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF para investigar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Ele está sob custódia na sede da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.
A operação envolve o cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão preventiva e dois de prisão temporária, visando indivíduos acusados de envolvimento nos crimes investigados. As ações da PF estão sendo realizadas em diversos estados, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
A Operação Compliance Zero tem como objetivo principal combater a emissão fraudulenta de títulos de crédito por instituições financeiras. As investigações tiveram início em 2024, com o intuito de apurar a suspeita de criação de carteiras de crédito sem lastro por parte de uma instituição financeira.
De acordo com as apurações da PF, esses títulos irregulares teriam sido comercializados para outro banco e, posteriormente, após a intervenção do Banco Central, substituídos por outros ativos sem a devida avaliação técnica.
Os investigados na operação estão sendo apurados por uma série de crimes, que incluem organização criminosa, gestão fraudulenta e gestão temerária.
A prisão de Vorcaro aconteceu um dia após o anúncio da Fictor Holding Financeira sobre a aquisição do Banco Master. A notícia da transação antecedeu a operação da Polícia Federal, que culminou na detenção do proprietário do banco.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


