O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, está interinamente no comando da Corte a partir desta quinta-feira (6). A mudança ocorre devido à participação do presidente do STF, Edson Fachin, na Cúpula do Clima, que acontece em Belém.
Moraes, que também é o relator das ações penais relacionadas à alegada trama golpista ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi homenageado pelos demais ministros do Supremo ao assumir a presidência.
O ministro Dias Toffoli expressou sua admiração por Moraes, ressaltando sua amizade e parceria desde 1986. “A data de hoje é especial, porque sou seu amigo e colega desde 1986. Para mim é uma alegria vê-lo nesta cadeira. Vossa Excelência tem a dimensão dela”, declarou Toffoli, enfatizando a competência de Moraes para o cargo.
A ministra Cármen Lúcia também se manifestou em nome de todos os colegas da Corte, parabenizando Moraes pela ascensão interina à presidência. “Queria dizer que, em nome de todos os colegas, é uma honra ter Vossa Excelência como vice, desejando que seja, como tem sido, um ótimo colega”, afirmou Cármen Lúcia, evidenciando o apreço e o respeito mútuo entre os membros do STF.
Durante o período em que estiver à frente do STF, Moraes deverá conduzir as pautas e decisões do tribunal, garantindo a continuidade dos trabalhos da mais alta corte do país.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


