Unesp 2026: candidatos se preparam para a segunda fase do vestibular

3 Tempo de Leitura
G1

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) se prepara para a segunda fase do Vestibular 2026, com a realização das provas marcadas para domingo (7) e segunda-feira (8). Um total de 32.835 candidatos concorrem a 5.867 vagas distribuídas em diversos cursos.

O exame será aplicado em 35 cidades, abrangendo 31 municípios do estado de São Paulo, além de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). A universidade reforça a importância de os candidatos verificarem seus locais de prova com antecedência no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), a fim de evitar imprevistos no dia do exame.

Para acesso ao local de prova, é imprescindível a apresentação de um documento de identificação original com foto. São aceitos documentos como RG, Carteira de Habilitação (CNH) com foto, Certificado Militar, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira de Identificação Nacional, Registro Nacional de Estrangeiros e Identidade expedida pelas Forças Armadas ou carteira de órgão ou conselho de classe. Protocolos e cópias, mesmo que autenticadas, não serão aceitos. O documento deve permitir a identificação clara do candidato.

Além do documento de identificação, os candidatos devem portar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, indispensável para a leitura óptica das respostas, e régua transparente.

Os portões dos locais de prova serão abertos às 13h e fechados pontualmente às 13h40, em ambos os dias. A duração do exame é de cinco horas.

No primeiro dia, os candidatos enfrentarão 24 questões discursivas abrangendo as áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas Tecnologias.

O segundo dia será dedicado à elaboração de uma redação em gênero dissertativo e à resolução de 12 questões discursivas de Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte).

Durante a realização das provas, o uso de dispositivos eletrônicos como calculadoras, telefones celulares, relógios e reprodutores de áudio é estritamente proibido. Também é vedado o uso de acessórios como protetores auriculares, bonés, gorros, chapéus e óculos de sol.

Os cadernos de questões estarão disponíveis para consulta a partir das 20h de cada dia de exame no site da Vunesp. O resultado final do Vestibular 2026 será divulgado em 30 de janeiro de 2026.

Fonte: g1.globo.com

Compartilhe está notícia