O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou satisfação após uma reunião com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) na Malásia. O encontro, ocorrido nesta segunda-feira, foi descrito por Trump como “uma boa reunião”, e ele se referiu a Lula como “um sujeito muito vigoroso”, indicando que as negociações entre os dois países estão em andamento.
“Tivemos uma boa reunião. Vamos ver o que acontece. Não sei se algo vai acontecer, mas vamos ver. Eles gostariam de fechar um acordo. Vamos ver. No momento, eles estão pagando, acho, uma tarifa de 50%. Mas tivemos uma ótima reunião”, declarou Trump.
Além de discutir questões bilaterais, Trump aproveitou a oportunidade para parabenizar Lula pelo seu aniversário, celebrado também nesta segunda-feira. “E feliz aniversário. Quero desejar feliz aniversário ao presidente, ok? Hoje é o aniversário dele, você sabia disso? Ele é um sujeito muito vigoroso, na verdade, e fiquei muito impressionado. Mas hoje é o aniversário dele, então feliz aniversário, certo? Você poderia avisá-lo, por favor?”
Lula, por sua vez, ao sair do hotel na Malásia, comentou brevemente com jornalistas sobre a existência de um canal de comunicação direta com o presidente americano. “Estabelecemos uma regra de negociação que toda vez que tiver uma dificuldade eu vou conversar pessoalmente com ele. Ele tem o meu telefone e eu tenho o telefone dele”, afirmou. O presidente brasileiro também agradeceu as felicitações de Trump pelo seu aniversário. “Eu vi a mensagem. Eu agradeço”.
Em coletiva de imprensa realizada horas antes, Lula já havia demonstrado otimismo quanto à possibilidade de suspensão das tarifas impostas pelos Estados Unidos. Segundo ele, a impressão sobre a possibilidade de uma solução para as questões comerciais entre os dois países é positiva.
“Estou convencido de que, em poucos dias, teremos uma solução definitiva entre Estados Unidos e Brasil para que a vida siga boa e alegre do jeito que dizia o Gonzaguinha na sua música”, concluiu Lula.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


