Tooro nagashi ilumina rio em registro com milhares de barquinhos em homenagem

3 Tempo de Leitura
G1

A cidade de Registro, no interior de São Paulo, vivenciou no domingo o ápice da 71ª edição do Tooro Nagashi, uma tradicional cerimônia japonesa dedicada à memória dos antepassados. O evento culminou com o lançamento de cerca de 2 mil tooros, pequenos barcos iluminados, nas águas do Rio Ribeira de Iguape.

As festividades, que tiveram início na sexta-feira, reuniram milhares de pessoas ao longo dos três dias de programação. A expectativa da prefeitura era atrair mais de 25 mil visitantes para a cidade durante o período.

O ponto alto da celebração, o lançamento dos barquinhos às 19h, foi precedido por cerimônias inter-religiosas. Após a soltura dos tooros, o público presente pôde desfrutar de apresentações musicais e danças típicas.

Mais de 300 pessoas estiveram envolvidas na realização do Tooro Nagashi, desde a confecção artesanal dos tooros até a organização dos serviços de montagem, sonorização, iluminação, fiscalização, limpeza, divulgação e atendimento ao público.

A programação de domingo incluiu um culto ecumênico em memória das vítimas de acidentes na BR-116, além de atividades culturais como a Feira Amarela, apresentações de Koinobori (carpas voadoras), oficinas de Ikebana (arte japonesa de arranjos florais) e de caligrafia japonesa (Shodō), contação de histórias do Kamishibai (teatro de papel japonês) e degustação de chás do Vale do Ribeira.

Na Praça Beira Rio, as apresentações musicais e de dança animaram o público durante toda a tarde, com destaque para o Grupo Ribeira Ryofu Daiko de Registro, o Minyo Yamato-Kai, o Nihongo Gakko do Bunkyo de Registro, o Karaokê do Bunkyo de Registro, Isadora Kataoka, o Kenkō Taisō de São Paulo e Registro e o Katsura no Saisei.

Antes do lançamento dos barcos, houve uma cerimônia de purificação das águas do Rio Ribeira de Iguape e um ato inter-religioso em memória dos antepassados. Após a soltura dos tooros, o público assistiu a apresentações do Projeto Shima Uta (Eisa Taiko), Karen Ito e Ryuka Sousaku Eisa Taiko, Banda Sankyō, Bon Odori e Matsuri Dance. O evento foi encerrado à meia-noite.

Fonte: g1.globo.com

Compartilhe está notícia