Tiro com arco brasileiro faz história com medalha inédita no parapan de jovens

2 Tempo de Leitura
© Marcelo Zambrana/CPB/Direitos Reservados

O Brasil celebra um marco histórico no tiro com arco paralímpico juvenil. Filipe Eduardo Aguiar, do Distrito Federal, e Nathália Nunes de Carvalho, de Tocantins, conquistaram a primeira medalha para o país na modalidade em Jogos Parapan-Americanos de Jovens. O feito inédito ocorreu nesta segunda-feira, durante a edição do evento esportivo que está sendo sediada no Chile.

A dupla brasileira, ambos com 18 anos, garantiu a medalha de prata na disputa do arco recurvo por equipe mista. Na final, enfrentaram a Colômbia, representada por Maira Alejandra Rocha e Juan Felipe Osorio, sendo superados pelo placar de 6 a 2.

Além da prata por equipes, Filipe Aguiar também brilhou individualmente, conquistando a prata na prova de recurvo open masculino. Na decisão, ele enfrentou novamente Juan Felipe Osorio, que o venceu por 6 a 0.

“Estou muito realizado”, declarou Filipe Aguiar. “Essas duas medalhas representam um pontapé inicial para a minha carreira como atleta. Treinamos somente há oito meses na modalidade, primeira viagem internacional, tudo novo para nós. Tudo está sendo muito surpreendente e especial”.

Nathália Nunes de Carvalho compartilhou da mesma emoção. “Estou muito feliz, meu primeiro Parapan. Só faz oito meses que estamos na modalidade, e ser convocada para a seleção brasileira para uma competição importante como essa… E a parceria com o Filipe vem de longa data e ajuda bastante, um sempre apoia o outro. Isso foi muito importante para esta conquista”, afirmou a atleta.

A conquista marca um momento importante para o tiro com arco paralímpico brasileiro, que vê seus jovens atletas despontando no cenário internacional. A inclusão da modalidade no programa dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens se mostra um importante passo para o desenvolvimento e a popularização do esporte no país.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia