Teste público de urnas eletrônicas inicia preparativos para eleições de 2026

2 Tempo de Leitura
© José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Começam nesta segunda-feira, em Brasília, os testes públicos das urnas eletrônicas, promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A iniciativa, que antecede em quase dois anos as Eleições Gerais de 2026, visa reforçar a segurança, a transparência e a confiabilidade dos sistemas de captação e apuração de votos, contribuindo para o aprimoramento contínuo do processo eleitoral brasileiro.

A oitava edição do Teste Público, com duração de cinco dias, de 1º a 5 de dezembro, será realizada na sede do TSE, na capital federal. Durante a semana, os sistemas que serão utilizados nas eleições de 2026 passarão por rigorosas avaliações. Os 31 participantes inscritos no evento executarão os 38 planos de avaliação aprovados pela Comissão Reguladora, buscando identificar possíveis vulnerabilidades e sugerir melhorias.

A urna eletrônica, reconhecida internacionalmente como um avanço tecnológico nos processos eleitorais, conta com a colaboração de diversos órgãos governamentais em sua elaboração. A Justiça Eleitoral, as Forças Armadas, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério das Comunicações são alguns dos atores envolvidos no desenvolvimento e aprimoramento do equipamento.

Inicialmente chamado de Coletor Eletrônico de Votos, o sistema começou a ser utilizado em 1996, representando um marco na modernização do processo eleitoral. Desde 2009, as urnas eletrônicas são submetidas a testes de segurança regulares antes e durante o ano eleitoral, garantindo a integridade e a confiabilidade do processo de votação. Estes testes abrangem diversas áreas, desde o software até o hardware, buscando identificar e corrigir eventuais falhas.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia