A Svante Technologies Inc., empresa global no desenvolvimento de soluções de captura e eliminação de carbono, marca seu 18º aniversário com um legado de pioneirismo na gestão de carbono industrial. O ano de 2025 se destaca por inovações e parcerias estratégicas, incluindo a abertura da primeira fábrica comercial de filtros de captura e eliminação de carbono do mundo, utilizando material adsorvente sólido.
Fundada em 2007, a Svante se consolidou como um nome relevante na indústria global de gestão de carbono. Em 2025, a empresa inaugurou a Redwood Facility em Burnaby, Colúmbia Britânica, uma instalação de 141.000 pés quadrados para captura e remoção de carbono. A unidade foi projetada para fabricar filtros com capacidade de absorver até 10 milhões de toneladas de CO₂ por ano, o equivalente à retirada de circulação de mais de 2,7 milhões de veículos movidos a gasolina.
A Redwood Facility utiliza os filtros adsorventes patenteados da Svante, revestidos com estruturas metalorgânicas (MOFs) e outros nanomateriais. Esses filtros já estão sendo utilizados em projetos como a instalação da Chevron em Kern River, Califórnia, o projeto CO₂MENT com a Lafarge Holcim na fábrica de cimento de Richmond, Colúmbia Britânica, e diversas instalações de captura direta de ar (DAC).
A Svante também avançou com o projeto de captura de carbono com a Mercer International na fábrica de celulose da Mercer em Peace River, Alberta, com o objetivo de lidar com as emissões de CO₂ biogênico provenientes de biomassa de origem sustentável. A empresa também está pronta para iniciar a fase de projeto de engenharia básica (FEED) na refinaria Big Spring da Delek US no Texas.
Ao longo dos anos, a Svante atraiu aproximadamente US$ 600 milhões em investimentos de capital de parceiros estratégicos e investidores. O financiamento possibilitou a industrialização dos produtos da empresa, a expansão da capacidade de produção e o desenvolvimento de novas instalações e tecnologias.
Em maio de 2025, a Svante promoveu o GO25, um evento que reuniu líderes do setor, investidores e formuladores de políticas públicas para discutir o futuro da gestão de carbono. Representantes da Amazon, BMO, JPMorgan Chase, CGF, Climate Investment, Carbon Direct, SAMSUNG E&A e Emissions Reduction Alberta participaram dos debates.
Outros anúncios recentes incluem o lançamento de três novas unidades de negócios: Svante OEM&D, Svante Development Company e Svante Solutions & Digital Services. Além disso, a empresa lançou uma solução colaborativa para captura de carbono em parceria com a SAMSUNG E&A, chamada CREADY, que oferece uma unidade modular de captura padronizada e pré-fabricada. A Svante também foi incluída no Hall da Fama Global Cleantech 100 do Cleantech Group e foi reconhecida como uma das 100 melhores empresas de tecnologia verde pela TIME e Statista. A empresa recebeu o prêmio de Melhor Tecnologia de Captura de Carbono com Adsorvente Sólido no World Future Awards e o prêmio Empresa do Ano: Ambição no BC Tech Technology Impact Awards de 2025.
Olhando para o futuro, a Svante se mantém focada em acelerar a implementação de suas soluções de gestão de carbono nos setores de bioenergia, indústrias pesadas e energia.
Fonte: www.jornaldebarueri.com.br


