Sus impulsiona produção de remédios com expansão do uso de plasma sanguíneo

2 Tempo de Leitura
© Hemobrás/Divulgação

O Sistema Único de Saúde (SUS) planeja ampliar em 30% o aproveitamento do plasma sanguíneo, componente líquido vital do sangue, através da aquisição e instalação de mais de 600 equipamentos de alta tecnologia. A iniciativa visa otimizar a produção de medicamentos essenciais, beneficiando pacientes com hemofilia, doenças imunológicas, indivíduos submetidos a grandes cirurgias e outras condições de saúde.

Os novos equipamentos já começaram a ser entregues e a expectativa é que a instalação seja concluída até o primeiro trimestre do próximo ano. O anúncio foi feito na última semana, durante evento realizado no Hemorio, no Rio de Janeiro.

A medida, que envolve um investimento de R$ 116 milhões provenientes do Novo PAC Saúde, tem o potencial de gerar uma economia anual estimada em R$ 260 milhões. Essa economia será resultado da diminuição da dependência da importação de medicamentos, impulsionando a produção nacional e fortalecendo a autonomia do sistema de saúde.

Estima-se que a iniciativa beneficie 125 serviços de hemoterapia distribuídos em 22 estados do país, ampliando o acesso a tratamentos essenciais para milhares de pacientes.

Com o aumento da oferta de plasma, a nova fábrica da Hemobrás, inaugurada este ano, poderá operar em sua capacidade máxima, processando até 500 mil litros de plasma anualmente. Essa capacidade permitirá a produção em larga escala de medicamentos estratégicos para o SUS, atendendo a uma demanda crescente e garantindo o acesso a tratamentos inovadores.

Nos últimos três anos, houve um aumento significativo na disponibilização de plasma pelas unidades da rede pública, com um crescimento de 288%. Os estoques, que antes somavam pouco mais de 62 mil litros, saltaram para 242 mil litros. Atualmente, a Hemobrás se destaca como a maior fábrica de hemoderivados da América Latina, consolidando sua importância no cenário nacional e regional.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia