Robson Vieira, líder comunitário e bacharel em educação física, filiado ao MDB, tomou posse como vereador em Ribeirão Preto, São Paulo, nesta segunda-feira. A cerimônia ocorreu durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, marcando o início de seu mandato.
Vieira assume a vaga deixada por Roger Ronan da Silva, conhecido como Bigodini, que foi afastado do cargo por decisão da Câmara Municipal há 21 dias. A aprovação do afastamento de Bigodini resultou em sua suspensão por 180 dias, sem remuneração. Bigodini enfrenta um processo judicial no qual é réu, acusado de embriaguez ao volante, falsidade ideológica e fraude processual.
A vaga inicialmente seria ocupada por Maria Eugênia Biffi, primeira suplente do partido. No entanto, Biffi optou por solicitar licença do cargo para continuar desempenhando suas funções como secretária de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.
Com 36 anos, Robson Vieira obteve 1654 votos nas últimas eleições. Em declarações, o novo vereador expressou seu desejo de trabalhar em prol da região do Parque Ribeirão, onde reside, e de toda a cidade. Ele ressaltou que sua experiência como líder comunitário lhe confere uma perspectiva única para atender às necessidades da população. Vieira coordenou por 14 anos o projeto “Despertando para o Futuro”, que oferece atividades esportivas e sociais para 450 crianças e adolescentes. Além disso, mantém há 13 anos o projeto “Oficina do Corpo”, dedicado à saúde e ao bem-estar de mulheres de todas as idades, com aulas funcionais.
A suspensão de Bigodini foi resultado de uma análise do Conselho de Ética da Câmara de Ribeirão Preto, que avaliou o processo de cassação do parlamentar. A decisão de suspender o mandato por 180 dias foi aprovada pela maioria dos vereadores presentes na sessão. O requerimento de cassação havia sido apresentado após o envolvimento de Bigodini em um acidente. Posteriormente, a Justiça o tornou réu nos crimes de fraude processual, embriaguez ao volante e falsidade ideológica.
Fonte: g1.globo.com


