Candidatos que se inscreveram para a Prova Nacional Docente (PND) e não conseguiram realizar o exame no dia 26 de outubro devido a problemas logísticos poderão solicitar uma nova oportunidade. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) definiu situações específicas que possibilitam a reaplicação do exame em 30 de novembro.
Um edital complementar publicado nesta semana detalha que as solicitações deverão ser feitas online, através do site do sistema PND, a partir desta quinta-feira (6) até as 23h59 de sábado (8), no horário de Brasília.
Terão direito à reaplicação os participantes que foram impedidos de fazer a prova na data original devido a problemas logísticos. Além disso, o Inep decidiu invalidar a aplicação para todos os participantes de nove locais específicos, após a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela logística do exame, relatar intercorrências.
Os participantes das seguintes localidades que foram impedidos de realizar a prova estarão automaticamente inscritos na reaplicação e deverão comparecer para que seu resultado na PND seja divulgado:
São Luís (MA): IEMA Pleno Rio Anil
Vespasiano (MG): Escola Estadual Professor Guilherme Hallais França
Santa Rita (PB): ECI E.F.M Maria de Lourdes Araújo
Guarujá (SP): Unaerp Guarujá
Guarulhos (SP): EE Pastor João Nunes
Santo André (SP): EE Dr.Celso Gama
São Paulo (SP): EE Brigadeiro Gavião Peixoto, Emef Antonia e Artur Begbil, EE Deputado Geraldino dos Santos.
O resultado dos pedidos de reaplicação será divulgado em 10 de novembro no site da PND. Em caso de aprovação da solicitação, um novo Cartão de Confirmação da Inscrição será disponibilizado no Sistema PND, contendo o número de inscrição, data, hora e local da prova.
A prova, também conhecida como Enem dos Professores ou CNU dos Professores, será reaplicada em 30 de novembro. O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado pelo Inep em 1º de dezembro.
O novo exame terá o mesmo nível de complexidade da prova anterior. A nota será atribuída com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI), que considera a coerência das respostas corretas.
O exame será composto por duas partes: formação geral de todos os docentes (30 questões objetivas e uma discursiva) e componentes específicos (50 questões de múltipla escolha), voltados ao conteúdo e habilidades de cada uma das 17 áreas da licenciatura.
A PND representa uma porta de entrada para o magistério público brasileiro, visando estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes de ensino do país. As redes públicas de ensino poderão utilizar as notas da PND como mecanismo único ou complementar de seleção de docentes a partir de 2026.
Nesta primeira edição, 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, e 22 secretarias estaduais de educação aderiram voluntariamente à prova.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


