Professores revelam estratégias cruciais para a redação do enem

3 Tempo de Leitura
© 07.07.2016/Gabriel Jabur/Agência Brasília

A maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige dos candidatos muito mais do que apenas conhecimento. Habilidade de leitura, interpretação, memorização, preparo físico e nutricional são cruciais. A estratégia para enfrentar as 180 questões e a redação, aplicada no primeiro dia de exame, é um fator determinante para o sucesso. Especialistas em cursos preparatórios para o Enem indicam que a produção do texto deve ser priorizada.

Uma especialista em estratégia de prova destaca a importância de iniciar a prova pela redação. Segundo ela, o candidato deve começar lendo os textos motivadores para identificar o tema principal e palavras-chave, elementos que auxiliarão na construção da tese e dos argumentos, utilizando o próprio conhecimento e repertório.

Um professor de estratégia de prova enfatiza a importância de anotar as ideias que surgirem durante a leitura dos textos. “É fundamental elencar os repertórios que serão utilizados e os argumentos que serão direcionados para a estrutura do texto. Qual filme, série, livro ou frase será usado como repertório? Qual a solução para o problema abordado, considerando que a conclusão exige uma proposta de intervenção? Esse planejamento deve ser registrado por escrito.”

O professor explica ainda o motivo para não finalizar a redação logo no início da prova. “O Enem possui uma característica peculiar: diversas questões da prova dialogam com o tema da redação. Portanto, é recomendável elaborar o planejamento do texto e, à medida que avança na resolução das questões, perceber como algumas delas se correlacionam com o tema da redação. Isso pode auxiliar no desenvolvimento dos parágrafos e na criação de argumentos adicionais, caso haja dificuldade.”

A especialista complementa, afirmando que “deixar para passar a redação a limpo pelo menos no meio da prova, e não no final, evita o risco de não haver tempo suficiente e permite amadurecer o repertório e estruturar melhor a tese.”

Os professores ressaltam que os estudantes costumam dedicar, em média, entre uma hora e meia e duas horas à redação. A estratégia é crucial porque a redação é a prova com maior peso no Enem, permitindo que o candidato alcance a nota máxima de mil pontos. Diferentemente das questões de múltipla escolha, a redação não é influenciada pela Teoria de Resposta ao Item.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia