Uma professora da Escola Municipal Francisco Camilo, localizada no Jardim Santa Ângela, em Cotia, lançou o livro “O menino e o sol, uma história de cor e calor”. A obra, ilustrada por Carlos Alberto Ribeiro, apresenta uma narrativa em forma de poema, que conta a história real de Vinícius, um menino de 10 anos que enfrentava tristeza e opressão devido ao racismo na escola.
Durante a Conferência da Primeira Infância em Cotia, a professora Ana Cristina Batista da Silva compartilhou a história de Vinícius, um garoto que, por timidez, sentia-se compelido a usar blusa de frio e gorro constantemente. Foi em uma aula de educação antirracista ministrada por ela que ele revelou que o motivo de usar tais vestimentas, mesmo em dias quentes, era para esconder a cor de sua pele, devido ao preconceito que sofria.
A atitude da professora, baseada na escuta e no diálogo, foi fundamental para que Vinícius se libertasse da dor causada pelo racismo. “No nosso diálogo, comparei sua cor com a do amor, disse a ele que era lindo, um verdadeiro esplendor, e que um dia o racismo haveria de acabar, mas para isso, ele precisaria estudar. Pois a maior arma contra o racismo é a informação que só pode ser adquirida por meio da Educação!”, relatou a professora.
Gradualmente, o menino transformou sua postura, abandonando a blusa e o gorro que escondiam sua pele e superando o sofrimento.
Ana Cristina Batista da Silva é professora há 23 anos, com 20 deles dedicados ao ensino na Escola Francisco Camilo, em Cotia, atuando com alunos do Ensino Infantil e Fundamental I. Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Araras e pós-graduada em Currículo e Práticas Docentes pelo Instituto Paulo Freire, além de possuir pós-graduação em Africanidades e Cultura Afro Brasileira pela Anhanguera, ela defende a educação antirracista como um dever moral e social, em consonância com a Lei 11.645/03. Seu foco é fortalecer as relações étnico-raciais e combater o racismo, principalmente no ambiente escolar.
Além de “O menino e Sol – uma história de cor e calor”, a professora é autora de “Sementes da África”, também inspirado em suas experiências em sala de aula. O livro “O menino e Sol – uma história de cor e calor” é uma publicação independente e está disponível para aquisição diretamente com a professora, ao custo de R$ 35,00.
Fonte: jornaldigitaldaregiaooeste.com.br


