Uma vasta operação policial, desencadeada nesta terça-feira, nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, resultou em um confronto intenso e um saldo elevado de fatalidades. De acordo com o governo estadual, até o início da tarde, 18 suspeitos foram mortos e 56 pessoas foram presas. A operação, batizada de “Contenção”, mobilizou um efetivo de 2,5 mil policiais civis e militares.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, esteve reunido com representantes das forças de segurança no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde acompanhou o desenrolar da ação. Em pronunciamento, o governador optou por não fornecer detalhes sobre o número de policiais mortos ou feridos, justificando que a operação ainda estava em curso.
O objetivo principal da operação é a captura de líderes criminosos atuantes no Rio de Janeiro e em outros estados, bem como a contenção da expansão territorial do Comando Vermelho, considerada a maior facção criminosa do estado. Os Complexos da Penha e do Alemão abrigam, em conjunto, 26 comunidades.
A ação policial, que também contou com a participação de promotores do Ministério Público Estadual, foi resultado de mais de um ano de investigações. A Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) obteve diversos mandados de busca e apreensão e de prisão, que foram cumpridos durante a operação.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br




















Deixe um comentário