Navios de cruzeiro aportam em belém prontos para a cop30

2 Tempo de Leitura
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Belém se prepara para a COP30 com a chegada dos navios de cruzeiro que servirão de acomodação durante a conferência climática. Acompanhando a chegada das embarcações, o ministro da Casa Civil garantiu um deslocamento rápido e seguro dos hóspedes até o local do evento.

O transporte do porto até o Parque da Cidade de Belém, trajeto de aproximadamente 20 km, será feito por meio de ônibus oficiais da conferência, operando continuamente e sem custos para os participantes. O percurso está estimado em menos de 30 minutos, utilizando faixas exclusivas do BRT e a nova ponte de acesso rápido, otimizando o tempo de deslocamento.

De acordo com o ministro, a construção do porto representa um marco para o turismo e para o transporte de cargas na região. “Esse porto foi feito em cinco meses, um desafio de engenharia extraordinário, e isso eu diria que é um dos principais legados para a COP, legado de infraestrutura portuária, de desenvolvimento socioeconômico para o Estado Pará e para a cidade de Belém. Isso aqui é um equipamento, portanto, que coloca Belém e o Pará na rota do grande turismo náutico”, afirmou.

Localizado na Região Metropolitana de Belém, o Porto de Outeiro passou por uma revitalização completa, transformando-se em um terminal moderno, capaz de receber navios de cruzeiro de grande porte. O ministro listou as obras realizadas, destacando os investimentos em infraestrutura.

“São muitas obras de infraestrutura, obras de macrodrenagem, obras de saneamento, de abastecimento de água, de infraestrutura portuária, de infraestrutura viária, de BRT. Portanto, são R$ 6 bilhões de investimentos do governo federal no Pará e em Belém, só para a COP”, detalhou.

As obras de modernização da cidade para a COP30 geraram mais de 1.500 empregos diretos e indiretos e fazem parte de um conjunto de ações do governo federal para aprimorar a infraestrutura de transportes na região amazônica. O objetivo é garantir uma experiência eficiente e confortável para todos os participantes da conferência.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia