Outras Notícias

Museu do pontal celebra cultura negra com exposições e festas no rio

© João Liberato/Divulgação

O Museu do Pontal, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, preparou uma programação especial para celebrar a ancestralidade negra durante o mês de novembro. O público infantil poderá se divertir com a contadora de histórias Paulinha Cavalcanti, que apresentará “Contos Africanos”, narrativas do continente africano com música, neste fim de semana.

No sábado, às 16h, Cavalcanti também conduzirá “Negras Palavras”, explorando tradições orais africanas através de lendas, fábulas e mitos. Segundo os organizadores, o objetivo é revelar a sabedoria, os valores e o imaginário de diferentes culturas transmitidos oralmente.

Já no domingo, no mesmo horário, a escritora e professora Anamô Soares apresentará “Negras Palavras”, com atividades para crianças e adolescentes baseadas na literatura de autores negros. A programação incluirá músicas e a visita a uma biblioteca com 50 títulos, visando estimular a leitura do público infanto-juvenil.

A temática da ancestralidade negra também será o destaque das três novas exposições que serão inauguradas no fim de semana seguinte, transformando o espaço do museu para receber manifestações culturais como sambas, maracatus, folias, reisados, jongos, bois-bumbá e carimbós.

No sábado (8), às 15h, será aberta a exposição coletiva “Festas, Sambas e Outros Carnavais”, que ficará em cartaz por um ano. A mostra, que já passou por São Paulo e Belém, reúne trabalhos de mais de 60 artistas de 10 estados, sob a curadoria de Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque. A exposição é organizada em ilhas temáticas e apresenta esculturas, fotografias e pinturas, acompanhadas de textos de autores convidados, incluindo jovens talentos como Guilherme Kid, Manuela Navas e Elian Almeida.

O artista Juan Pablo, nascido e criado na Vila Nova Aliança, em Bangu, apresenta pinturas e esculturas de fio de cobre que retratam bailes funk e bate-bolas, elementos culturais de sua região. Rona, artista visual da comunidade Pretos Forros, no Lins, criou duas obras para o museu, uma das quais estará no foyer, convidando o público para uma experiência festiva. A exposição também homenageará músicos como Cartola, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila e Pixinguinha, através de pinturas, fotografias e esculturas de artistas como Walter Firmo, Ismael Silva e Sergio Vidal.

No domingo (9), às 15h, serão inauguradas duas galerias com a exposição “Sérgio Vidal, nas batucadas da vida”, a primeira retrospectiva da obra do artista de 80 anos, cujos trabalhos integram acervos de museus como Masp, Pinacoteca, Museu AfroBrasil e Museum of Fine Arts (Boston). As pinturas de Vidal, influenciadas por Heitor dos Prazeres, retratam o cotidiano, principalmente do subúrbio do Rio de Janeiro.

Também no dia 9, será inaugurada a exposição “Ocupação Naná Vasconcelos”, uma experiência imersiva com estímulos sonoros e visuais, com fotografias, documentos, entrevistas, objetos e instrumentos do artista. A mostra, um recorte da exposição realizada pelo Itaú Cultural em 2024, destaca o berimbau, instrumento central na cultura afro-brasileira, e a mistura de sons com jazz e outros ritmos. A inauguração contará com a presença de Patrícia Vasconcelos, viúva do músico, e o show “Tá na Roda Tá”, em homenagem ao percussionista, com a participação de Lui Coimbra, Carlos Malta, Bernardo Aguiar, Aline Paes e Negadeza.

A abertura dos festejos será com um festival com Mart’nália e mais 20 atrações, incluindo Terreiro de Crioulo, Jongo da Serrinha e o grupo-show da Unidos de Vila Isabel.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimos corpos identificados após operação policial deixam o iml no rio

Famílias de vítimas da Operação Contenção, realizada nos complexos da Penha e...

Motorista provoca acidente após disputa agressiva na rodovia dos bandeirantes

Um incidente alarmante de agressividade no trânsito resultou em um acidente na...

Campanha alerta para riscos da diabetes à visão

Diabetes: Campanha Nacional Alerta para Ameaça à Visão Uma campanha de conscientização...

Maternidade da ufrj acolhe famílias em luto gestacional há 15 anos

Uma maternidade pública localizada na zona sul do Rio de Janeiro se...