As provas discursivas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2025 estão sob forte esquema de segurança, com mais de 22 mil profissionais mobilizados em todo o país para garantir a integridade do processo. As provas, que serão aplicadas neste domingo, estão armazenadas, em grande parte, em instalações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e contam com vigilância 24 horas.
A operação de segurança é coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Além disso, conta com o apoio da Polícia Federal, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Força Nacional, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e das forças de segurança estaduais dos 26 estados e do Distrito Federal.
Dentre os 22 mil profissionais envolvidos, 11 mil são membros das forças de segurança, garantindo a proteção do material desde o armazenamento até a distribuição nos 228 municípios onde as provas serão aplicadas. Os malotes serão encaminhados aos 290 polos de aplicação no domingo pela manhã, e o recolhimento para digitalização e correção ocorrerá no mesmo dia.
O governo destaca que o modelo de armazenamento em estruturas de segurança federal visa reforçar a segurança da etapa discursiva e minimizar os riscos durante o transporte.
A operação também visa garantir que todos os candidatos classificados consigam realizar a prova, mesmo em áreas remotas. No Amapá, por exemplo, malotes serão escoltados pela PRF até Oiapoque para atender a duas candidatas. Situações similares foram planejadas em Uruguaiana (RS), Breves (PA) e outros 26 municípios com poucos candidatos. O governo enfatiza que a inclusão total é uma prioridade, assegurando que a prova seja levada até o candidato, mesmo que haja apenas um inscrito em um município distante.
A etapa discursiva segue a mesma lógica de governança integrada da edição anterior do CNU. A FGV, responsável pela aplicação, trabalha em colaboração com órgãos de segurança pública federais e estaduais para monitorar o processo continuamente.
O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, acompanhará todo o processo em tempo real no domingo, reunindo representantes de todas as instituições envolvidas.
Aproximadamente 42 mil candidatos farão a prova discursiva simultaneamente, em polos distribuídos por todo o país. A escolha dos locais priorizou a acessibilidade e a redução de deslocamentos longos.
A segunda edição do CNU busca consolidar o modelo unificado de concursos públicos federais, visando ampliar a eficiência, a diversidade e a representatividade na seleção de servidores.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


