Lula participa da cúpula do g20 na áfrica do sul e visita moçambique

4 Tempo de Leitura
© Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Joanesburgo, África do Sul, nesta sexta-feira (21), para participar da Cúpula de Líderes do G20, grupo que reúne as maiores economias globais. Ao desembarcar, Lula destacou a importância dos temas “Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade” para o Brasil e para o Sul Global, lema do G20 em 2025.

O Brasil, que assumirá a presidência do bloco em 2024, tem um papel de destaque nesta edição da cúpula, integrando a “troika” ao lado da África do Sul e dos Estados Unidos, o próximo país a liderar o fórum. A troika promove a cooperação entre a presidência atual, a anterior e a futura, assegurando a continuidade e a preparação para a cúpula.

A presidência sul-africana estabeleceu quatro prioridades para as discussões: fortalecer a resiliência e a capacidade de resposta a desastres; garantir a sustentabilidade da dívida pública de países de baixa renda; impulsionar o financiamento para uma transição energética justa; e promover minerais críticos como motores de desenvolvimento e crescimento econômico.

O G20, principal fórum de cooperação econômica internacional, foi criado em 1999. A cúpula será dividida em três sessões temáticas, culminando em uma declaração dos líderes. Um dos avanços esperados é um texto que aborda os princípios a serem observados na extração e beneficiamento de minerais estratégicos e terras raras.

Outras ações incluem a declaração dos ministros de Finanças sobre a sustentabilidade da dívida e um relatório sobre melhorias nos métodos de funcionamento do G20. A presidência da África do Sul encerra o primeiro ciclo completo de presidências pelos países do grupo e manteve práticas inclusivas, como as reuniões durante a semana de alto nível da Organização das Nações Unidas (ONU), para que países não membros do G20 possam expressar suas opiniões.

No sábado (22), os líderes discutirão crescimento econômico sustentável, financiamento ao desenvolvimento, comércio e dívidas públicas. A sessão da tarde será dedicada à mudança climática, redução de riscos de desastres, segurança alimentar e transição energética. No domingo (23), o tema central serão os minerais críticos, o trabalho decente e a inteligência artificial.

À margem da cúpula, o presidente Lula deverá realizar encontros bilaterais com chefes de Estado e autoridades presentes. No domingo, está prevista uma reunião entre os líderes do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas), iniciativa trilateral criada em 2003 para promover a cooperação entre os países do Sul Global.

Após a cúpula, Lula seguirá para Maputo, capital de Moçambique, para uma visita de trabalho na segunda-feira (24). A viagem marca as comemorações de 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países.

Moçambique é o maior receptor da cooperação brasileira na África, com recursos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) investidos em áreas como saúde, agricultura, educação e formação profissional. Durante a visita, serão revistas as cooperações em áreas como agricultura, empreendedorismo, saúde, educação e combate ao crime organizado.

Brasil e Moçambique buscam ampliar o comércio e os investimentos. Para isso, está sendo organizado um fórum empresarial, com a participação de cerca de 150 a 200 empresários brasileiros e moçambicanos, com painéis sobre agronegócio, indústria, inovação e saúde.

Em Maputo, Lula será recebido pelo presidente Daniel Chapo. Está prevista a assinatura de um acordo de cooperação entre academias diplomáticas, e outros termos de cooperação técnica estão em negociação.

O presidente também participará do encerramento do fórum empresarial e receberá o título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Maputo.

O retorno de Lula ao Brasil está previsto para a segunda-feira.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia