O presidente Lula marcou presença neste sábado, dia 1º, para a entrega oficial das obras de revitalização do Porto de Outeiro e da expansão e modernização do Aeroporto Internacional de Belém, cidade que sediará a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
As obras no Porto de Outeiro, viabilizadas por um investimento total de aproximadamente R$ 233 milhões, visam consolidar o distrito como um ponto central para a logística na Região Norte do país, além de impulsionar as exportações do estado do Pará.
A execução do projeto foi liderada pela Companhia Docas do Pará em colaboração com a Itaipu Binacional. O porto renovado se concentrará na movimentação de granéis sólidos e líquidos, assim como carga geral, atendendo ao aumento da demanda por exportação de minérios, grãos e produtos das indústrias alimentícia e energética.
O Aeroporto de Belém, por sua vez, recebeu um investimento de R$ 450 milhões, implementado pela concessionária Norte da Amazônia Airports. A nova estrutura dobrará a capacidade de atendimento do aeroporto, elevando-a de 7,7 milhões para cerca de 13 milhões de passageiros anualmente. A conclusão da obra foi antecipada em quase um ano em relação ao planejamento inicial e já está apta a receber as delegações da COP30.
Durante a fase de construção, as obras geraram mais de 1,5 mil empregos diretos e indiretos. Essas iniciativas integram um conjunto de ações promovidas pelo governo federal com o objetivo de modernizar a infraestrutura portuária e aeroportuária da região amazônica.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


