Na tarde de hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da entrega de um novo equipamento de radioterapia no Hospital Santa Marcelina, localizado na zona leste de São Paulo.
Importância da Iniciativa
Durante a cerimônia, Lula expressou a relevância do evento, afirmando que representa a realização de um sonho coletivo: garantir que o povo trabalhador tenha acesso a tratamentos de saúde de qualidade. O equipamento entregue, um acelerador linear, é considerado mais avançado do que aqueles utilizados anteriormente, incluindo os que ele mesmo usou durante seu tratamento em Brasília.
Aumento na Capacidade de Atendimento
Com a nova máquina, o Hospital Santa Marcelina espera aumentar em 30% o número de atendimentos. O tempo de espera para o início do tratamento deve ser reduzido de 45 para apenas 10 dias. Além disso, a instituição firmou um convênio com o Ministério da Saúde, recebendo R$ 166,7 milhões para apoiar o atendimento a pacientes com câncer.
Ampliação do Acesso à Saúde
Lula também abordou iniciativas para melhorar o acesso da população aos cuidados médicos, destacando o programa ‘Aqui Tem Mais Especialistas’, que levará atendimento gratuito em vans e carretas para comunidades. O objetivo é garantir que todos tenham acesso à saúde digna.
Entregas Simultâneas de Equipamentos
Além de São Paulo, outros dois aceleradores foram entregues simultaneamente em Fortaleza (CE) e Sinop (MT). O Hospital Santo Antônio em Sinop se tornará um ponto estratégico para a descentralização da radioterapia, facilitando o acesso aos tratamentos na região norte do estado.
Futuro da Radioterapia no Brasil
Desde 2023, o governo contratou 155 aceleradores lineares com a meta de entregar 70 até 2026, sendo que 44 já estão em funcionamento. Com essas ações, o Brasil avança na luta contra o câncer, promovendo um sistema de saúde mais acessível e eficiente.


