Um novo livro detalhando estratégias e tecnologias para uma agricultura mais sustentável em face das mudanças climáticas será lançado em Belém, no Pará, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Intitulado “Ciência para o Clima e Soluções da Agricultura Brasileira,” a publicação aborda a adaptação da agricultura tropical à mudança climática e o controle das emissões de gases de efeito estufa.
A obra, resultado da experiência acumulada ao longo dos anos, reúne sistemas produtivos sustentáveis, tecnologias de mitigação e adaptação, e metodologias para mensurar emissões e remoções de gases de efeito estufa.
Escrito em linguagem acessível tanto para agricultores quanto para formuladores de políticas públicas, o livro apresenta alternativas para adaptar a agricultura à mudança climática e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões do setor. O coordenador do portfólio Clima, Recursos Naturais e Transformação Ecológica, Giampaolo Queiroz Pellegrino, destaca a importância da publicação para setores do agronegócio, especialmente os exportadores, que estão cada vez mais sensíveis às exigências ambientais do mercado internacional.
O mercado internacional, segundo Pellegrino, busca produtos com baixa pegada de carbono e desvinculados do desmatamento, impondo barreiras a quem não atende a esses requisitos.
Disponível gratuitamente em português e inglês, a publicação busca alcançar uma dimensão internacional ao ser lançada em um evento da magnitude da COP30. Segundo Beata Emoke Madari, especialista em emissão de gás de efeito estufa, a agricultura brasileira possui soluções que podem ser aplicadas em outros países com climas tropicais e subtropicais.
Com a colaboração de mais de 50 autores, o livro é dividido em sete capítulos que exploram o futuro da agricultura diante das mudanças do clima. A publicação bilíngue visa contribuir para um debate global sobre práticas agrícolas mais sustentáveis e resilientes.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


