A Lantronix Inc., líder global em soluções de IoT para computação e conectividade Edge AI, anunciou uma colaboração estratégica com a Sightline Intelligence, especialista em sistemas de visão de vídeo e inteligência artificial integrados. A parceria visa integrar a tecnologia da Lantronix no mais recente processador de vídeo de alto desempenho da Sightline, projetado para plataformas de drones comerciais e de defesa.
Essa integração fortalece a presença da Lantronix nos mercados globais de drones e tecnologia de defesa, setores em expansão projetados para alcançar um valor de US$ 57,8 bilhões até 2030, segundo o “2025-2030 Global Drone Market Report” da Drone Industry Insight. A solução combinada possibilita a detecção, classificação e rastreamento de objetos baseados em inteligência artificial em tempo real, crucial para aplicações autônomas e de missão crítica em defesa, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR).
O processador de vídeo da Sightline, agora equipado com a tecnologia Edge AI da Lantronix, oferece velocidade, confiabilidade e segurança essenciais para aplicações exigentes de drones e defesa. A união de forças permite fornecer inteligência de vídeo em tempo real, ampliando as capacidades operacionais em ambientes de missão crítica.
As novas plataformas 4100-OEM e 4100-SOM da Sightline, baseadas nos System on Modules (SOMs) Open-Q 7230CS e 5165RB da Lantronix, alimentados por processadores Qualcomm® Dragonwing™, são direcionadas a OEMs e integradores de sistemas que desenvolvem sistemas de drones e ISR de última geração.
As principais vantagens incluem o processamento Edge AI, permitindo decisões em tempo real próximas ao sensor para reduzir a latência, aprimorar a confiabilidade e eliminar a dependência da conectividade na nuvem. A detecção de objetos é alimentada por IA, rastreando veículos, drones, pessoas e objetos estacionários através de modelos adaptáveis e específicos da missão. O rastreamento de precisão de alvos em movimento rápido é garantido por pipelines de vídeo de latência ultrabaixa, com telemetria de até ~7 ms e latência “de vidro a vidro” de cerca de ~110 ms. A otimização de SWaP (tamanho, peso e potência) é crucial para plataformas UAV, com uma área de ocupação compacta e perfil de energia de 5W, ideais para implantação em plataformas com restrição de tamanho e de energia.
O modelo 4100-OEM habilitado para Lantronix oferece desempenho full HD com codificação H.265, processamento de canal duplo e suporte para padrões 4K/30, MISB/KLV e interoperabilidade TAK. Com múltiplos formatos de E/S, incluindo HDMI, HDSDI e streaming Ethernet, a plataforma oferece flexibilidade para implantação em uma ampla gama de sistemas ISR e de defesa.
Essa conquista de design com a Sightline valida a tecnologia Edge AI diferenciada da Lantronix e expande sua presença nos setores de drones das indústrias de defesa e UAV, mercados de alto crescimento e alta barreira à entrada. Com a crescente adoção de drones nos domínios comercial e militar, a Lantronix está bem posicionada para capitalizar oportunidades com seu hardware e soluções de computação integradas.


