Em um projeto que visa formar líderes e pensadores críticos, o Objetivo Sorocaba promoveu a 7ª edição do Jovens Sem Fronteiras, no dia 6 de setembro de 2025. O evento transformou alunos em diplomatas, proporcionando um ambiente simulado de negociações internacionais e debates sobre temas globais.
O Jovens Sem Fronteiras combina estudo direcionado, produção de documentos oficiais (DPOs), e regras inspiradas no sistema da ONU. O objetivo é simular um ambiente realista para o desenvolvimento de habilidades de oratória, pensamento crítico e uma visão abrangente do mundo.
O projeto teve início com um escopo mais limitado, abordando geopolítica, cultura e tecnologia. Em 2025, a iniciativa expandiu sua estrutura e presença online, consolidando seu formato. A abertura do evento contou com a participação de Enzo Vitta, ex-aluno do Objetivo, que compartilhou sua experiência em uma iniciativa europeia de materiais escolares recicláveis e biodegradáveis.
Participaram do Jovens Sem Fronteiras 2025 um total de 130 estudantes das unidades Objetivo Centro, Objetivo Norte, Objetivo Itapetininga, Objetivo São Roque e Escola Portal. Os participantes se dividiram em cinco comitês temáticos, com quatro blocos de debate por comitê. Além disso, houve produção e avaliação de DPOs e negociação de resoluções finais em plenária.
“O objetivo do projeto não é ter uma nação vencedora, e sim buscar o consenso diante da multiplicidade de posicionamentos sobre os temas”, explicou o coordenador do Jovens Sem Fronteiras, Tadeu Ferrari.
Os comitês temáticos de 2025 abordaram temas como direitos humanos e discriminação, tecnologias climáticas e dependência de terras raras, bioética e engenharia genética, equidade educacional e segurança digital/ciberconflitos. A seleção dos temas priorizou problemas contemporâneos, utilizando dados e fontes qualificadas para estimular a defesa de posições com base em evidências e escuta ativa.
De acordo com o professor Ferrari, o maior impacto do projeto é percebido durante e após o evento, quando os alunos desenvolvem a capacidade de flexibilizar o debate em prol de um acordo. A experiência promove negociação, empatia intelectual e fidelidade à posição do país representado.
A preparação para o evento envolveu o estudo de guias e referências, além de treinamento em comunicação estratégica, incluindo oratória, estruturação de argumentos e gerenciamento do tempo de fala. Os participantes também aprenderam sobre curadoria de fontes, escrita formal e etiqueta diplomática.
O Objetivo Sorocaba enfatiza que o protagonismo estudantil é um pilar central de sua cultura pedagógica. A escola busca integrar altas expectativas acadêmicas com vivências interdisciplinares, estimulando os alunos a fortalecerem sua intelectualidade por meio de projetos, reflexões e desenvolvimento de suas emoções.
O Jovens Sem Fronteiras promove o desenvolvimento de habilidades de comunicação, colaboração, negociação e liderança, em contextos complexos. A iniciativa também amplia o repertório internacional dos estudantes, o vocabulário, a leitura crítica de fontes e a visão de mundo.
Com sete edições realizadas, o Objetivo Sorocaba planeja ampliar a participação e diversificar pautas na edição de 2026, mantendo o rigor metodológico e o foco em competências para a vida acadêmica e profissional.


