Outras Notícias

Jornada de foguetes reúne milhares de alunos do país no rio

© OBAFOG/Divulgação

Mais de cinco mil estudantes de todo o Brasil se reunirão na Jornada de Foguetes, que terá início na próxima segunda-feira (3), em Barra do Piraí, município do Rio de Janeiro. O evento é um encontro dos vencedores da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), competição que, neste ano, envolveu mais de 300 mil alunos em todo o território nacional.

A OBAFOG, que premia estudantes que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), distribuiu 6.188 medalhas aos vencedores, com 60,2% delas destinadas a alunos da rede pública de ensino. A Jornada de Foguetes marca o encerramento da OBAFOG e se estenderá até dezembro, reunindo 5.220 estudantes.

O Hotel Fazenda Ribeirão sediará o evento, oferecendo uma ampla área para o lançamento de foguetes com total segurança, segundo o astrônomo João Canalle, coordenador da OBAFOG e da OBA. A primeira etapa da Jornada, que vai até o dia 6 de novembro, contará com a participação de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Estudantes do ensino médio, que já participaram de nove turmas entre agosto e outubro, retornarão para novas competições em dezembro.

Além de lançarem os foguetes construídos em suas escolas, os participantes terão a oportunidade de aprender a construir novos modelos, aprimorando seus conhecimentos na área. No caso dos alunos do 6º ao 9º ano, o foco será na construção de foguetes com água e ar comprimido, além de aprenderem a criar foguetes com propulsão. Os materiais utilizados na construção dos foguetes, como garrafas pet, são diferenciados por níveis de complexidade. Níveis mais avançados utilizam vinagre e bicarbonato de sódio, cano PVC e propelente sólido, ou até mesmo foguetes de multiestágio.

Uma das atividades da Jornada envolve a construção e lançamento de foguetes com água e ar comprimido que utilizam paraquedas para o pouso. Uma placa eletrônica embarcada detecta a altura máxima atingida pelo foguete e define o momento ideal para a abertura do paraquedas. Além das atividades práticas, os alunos participarão de palestras com astrônomos e especialistas, expandindo ainda mais seus conhecimentos.

A programação da Jornada de Foguetes inclui oficinas práticas sobre astronáutica, astronomia e outras ciências relacionadas, bem como observação das constelações. Os participantes com melhor desempenho em cada etapa serão premiados com troféus e menções honrosas.

A Jornada de Foguetes 2025 conta com uma média de 290 alunos em cada etapa. As equipes do nível 3, formadas por estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental, e as do nível 4, compostas por alunos do ensino médio, competem para lançar foguetes de garrafa pet o mais longe possível. Participam também alunos do ensino médio que lançaram foguetes de propelente sólido (nível 5) e de multiestágio (nível 6).

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Onu pede investigação rigorosa sobre operação policial letal no rio

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), sediado...

Lula sanciona lei que cria sistema nacional de educação

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, oficializou a criação...

Bmg acerta ressarcimento de r$ 7 milhões a aposentados por cobranças indevidas

O Banco BMG S.A. firmou um acordo com o Instituto Nacional do...

Governo federal envia reforço de peritos para o rio de janeiro

Vinte peritos criminais da Polícia Federal foram enviados para o Rio de...