Intoxicação por metanol atinge 47 no brasil; nove mortes confirmadas

2 Tempo de Leitura
© Agência SP/Divulgação

O Ministério da Saúde divulgou uma atualização alarmante sobre o número de casos de intoxicação por metanol decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, 47 casos foram confirmados em todo o país, enquanto outros 57 permanecem sob investigação. Adicionalmente, 578 notificações foram descartadas após análise.

O número de óbitos causados pela intoxicação por metanol já alcançou nove. São Paulo lidera o número de mortes, com seis casos confirmados. Pernambuco registrou duas mortes no município de Lajedo, e o Paraná confirmou um óbito na cidade de Foz do Iguaçu.

Além dos casos confirmados, sete mortes estão sob investigação para determinar se há relação com a intoxicação por metanol. As investigações abrangem um óbito em São Paulo, três em Pernambuco, um no Mato Grosso do Sul, um em Minas Gerais e um no Paraná. Vinte e sete notificações de óbitos que estavam sendo investigadas foram descartadas.

A análise dos dados revela que o estado de São Paulo concentra o maior número de casos de intoxicação por metanol, com 38 confirmações e 19 sob investigação. O Paraná registrou cinco casos confirmados, enquanto Pernambuco contabiliza três. O Rio Grande do Sul também confirmou um caso.

O metanol é um tipo de álcool tóxico que pode causar sérios danos à saúde, incluindo cegueira, falência de órgãos e morte. A contaminação de bebidas alcoólicas com metanol geralmente ocorre durante a produção ilegal ou adulteração de produtos, com o objetivo de reduzir custos ou aumentar o teor alcoólico. As autoridades de saúde recomendam extrema cautela ao consumir bebidas alcoólicas, especialmente aquelas de origem desconhecida ou vendidas a preços muito abaixo do mercado. Em caso de suspeita de intoxicação, é crucial buscar atendimento médico imediato.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia