Inmet alerta para tempestades: três estados em atenção até amanhã

2 Tempo de Leitura
© Paulo Pinto/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades para o sul e sudeste de São Paulo, todo o Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul, válido até a manhã de segunda-feira. A previsão indica chuvas intensas, variando entre 30 e 60 milímetros, com potencial para atingir até 100 milímetros. Os ventos também devem ser fortes, com velocidades entre 60 e 100 km/h.

As condições meteorológicas elevam o risco para pessoas e animais desabrigados, além de exigir atenção redobrada para quem precisar transitar pelas áreas afetadas.

Uma faixa menor, abrangendo as regiões central e oeste do Paraná e parte do Rio Grande do Sul, está sob alerta severo. Nestas áreas, são esperados ventos que podem ultrapassar os 100 km/h e chuvas torrenciais, superiores a 100 milímetros por dia, com possibilidade de precipitações de até 60 mm por hora.

Em nota técnica, o Inmet adverte para o “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário” nas regiões sob alerta severo.

Na semana passada, a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, foi atingida por um tornado, causando desabrigados e destruição.

Além das tempestades, o Rio Grande do Sul também enfrenta a previsão de queda brusca de temperatura durante a madrugada, com declínio de até 5 graus Celsius em cidades como Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana.

No litoral, a faixa que se estende de Paranaguá, no Paraná, até o extremo sul, deve registrar ventos fortes até o final da tarde de segunda-feira.

Outras áreas, como São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, centro e sul do Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Acre e a região leste do Amazonas, estão sob alerta moderado para tempestade, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas ao longo dos próximos dias.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia