Início do Prazo para Convenções Partidárias nas Eleições de 2026

2 Tempo de Leitura
© Rovena Rosa/Agência Brasil

A partir desta segunda-feira, dia 20, os partidos políticos têm a oportunidade de realizar suas convenções, um passo crucial no processo eleitoral. Durante essas convenções, as legendas definem os candidatos que irão concorrer aos diversos cargos disponíveis nas eleições.

Prazo e Procedimentos das Convenções

Os partidos têm até o dia 5 de agosto para completar suas convenções e enviar a lista de candidatos, juntamente com os números que cada um deles usará, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse procedimento deve ser realizado através do Módulo Externo do Sistema de Candidaturas, conhecido como CANDex, que está disponível online.

Importância das Convenções

Além de selecionar os candidatos, as convenções também são responsáveis pelo sorteio dos números que cada candidato usará durante a campanha. Os partidos têm a opção de utilizar o mesmo número de legenda da eleição anterior, e os candidatos podem manter o número que usaram anteriormente para o mesmo cargo.

Coligações e Cargos a Serem Votados

Durante as convenções, os partidos também formalizam coligações com outras legendas. Nas eleições de 2026, os eleitores escolherão candidatos para cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual (ou distrital no caso do Distrito Federal).

Calendário das Convenções Nacionais

Diversos partidos já agendaram suas convenções nacionais, conforme listado abaixo:

– Partido Democrático Trabalhista (PDT): 20 de julho – Partido Liberal (PL): 25 de julho – Partido Social Democrático (PSD): 26 de julho – Movimento Democrático Brasileiro (MDB): 27 de julho – Partido Novo (Novo): 27 de julho – Partido Comunista do Brasil (PCdoB): 30 de julho – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU): 31 de julho – Partido Verde (PV): 31 de julho – Missão: 1º de agosto – Partido da Causa Operária (PCO): 1º de agosto – Partido Socialista Brasileiro (PSB): 2 de agosto – Partido dos Trabalhadores (PT): 2 de agosto

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia