Inep libera gabaritos finais da prova nacional docente 2025

3 Tempo de Leitura
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tornou pública a versão final dos gabaritos das questões objetivas da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) de 2025. A prova foi aplicada em outubro. Juntamente com os gabaritos, o Inep também divulgou a grade de correção detalhada da questão discursiva, um documento oficial utilizado pela banca examinadora para a atribuição de notas às respostas dos candidatos.

A PND 2025 utilizou quatro diferentes cadernos de questões objetivas, com o objetivo de aumentar a segurança e evitar fraudes. Consequentemente, os gabaritos divulgados também são apresentados em quatro versões distintas, cada um correspondendo a um tipo de caderno de prova.

O conteúdo da PND é baseado na mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas. Desde 2024, o Enade tem focado nos cursos de formação de docentes.

A questão discursiva da PND 2025 abordou o tema “O idadismo como desafio social e educacional no Brasil”. A parte objetiva do exame foi dividida em duas seções: formação geral, composta por 30 questões objetivas e uma discursiva, e componente específico, com 50 questões de múltipla escolha, abrangendo uma das 17 áreas da licenciatura. As áreas avaliadas incluem artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês), letras (português), letras (português e espanhol), letras (português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.

Na segunda-feira anterior à divulgação dos gabaritos finais, o Inep divulgou o resultado da análise dos recursos contra as versões preliminares do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva, em um parecer único.

As próximas etapas da PND 2025 incluem a divulgação da correção preliminar da resposta da questão discursiva, com prazo para recursos administrativos em seguida. Os resultados finais das provas serão divulgados em dezembro.

A Prova Nacional Docente não é uma certificação para o exercício da profissão de professor e tampouco um concurso público. O exame foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de conhecimento e a formação dos futuros professores das licenciaturas. O objetivo é auxiliar estados e municípios na seleção de professores para suas redes de ensino. O MEC busca, por meio da PND, estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos no magistério público do país. A prova, que será realizada anualmente pelo Inep, faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia