Um homem de 30 anos faleceu após ser baleado por policiais militares na noite de domingo (9), no bairro Parque Cedral, em Presidente Prudente, São Paulo. O incidente ocorreu após o indivíduo avançar em direção aos agentes empunhando duas facas. A Polícia Militar havia sido chamada para atender a uma ocorrência de desentendimento em via pública.
Moradores da região acionaram a PM, informando que o homem demonstrava comportamento alterado e havia danificado um automóvel. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o suspeito sentado na calçada, portando as duas facas.
Um vídeo gravado durante a ação registra o momento em que os policiais ordenam que o homem levante as mãos e largue as facas. Em resposta, o indivíduo profere insultos, levanta-se e corre em direção aos policiais, que o advertem para que não avance. Na sequência, ele é atingido por disparos de arma de fogo.
O homem foi imediatamente socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. As facas que estavam em sua posse foram apreendidas pela Polícia Civil.
Testemunhas relataram à Polícia Civil que o homem estava envolvido em uma discussão com sua mãe e seu tio, além de ter danificado um veículo. De acordo com os depoimentos, ele teria passado a ameaçar os vizinhos de morte, apanhado duas facas, golpeado um portão e, inclusive, pulado a grade, invadindo a garagem de uma residência.
O delegado responsável pela ocorrência compareceu ao local e solicitou a realização de perícia técnica, exame necroscópico e exame residuográfico. O caso foi registrado como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, resistência e legítima defesa.
A arma utilizada pelo policial foi apreendida para perícia. As investigações serão conduzidas pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), visando a completa apuração dos fatos.
Fonte: g1.globo.com


