Furacão e remo garantem vaga na série a em 2026; coritiba é campeão

3 Tempo de Leitura
© Reprodução Instagram/Athletico Paranense

O domingo foi de fortes emoções na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, com definições importantes para o futuro do futebol nacional. O Coritiba, já com o acesso garantido, confirmou o tricampeonato da Segundona ao vencer o Amazonas por 2 a 1, somando mais um título à sua história, repetindo os feitos de 2007 e 2010.

A rodada decisiva também selou o destino de outros três clubes que ascenderão à Série A em 2026: Athletico-PR, Chapecoense e Remo. O Remo, em particular, celebrou o fim de um longo período de 31 anos distante da elite do futebol brasileiro, marcando um retorno histórico.

O Athletico garantiu seu lugar na Série A com uma vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, em um jogo emocionante na Arena da Baixada. O gol de João Cruz levou a torcida ao delírio e assegurou a vice-liderança na competição, com 65 pontos, apenas três atrás do campeão Coritiba. O América-MG, por sua vez, encerrou sua participação na 14ª colocação, com 46 pontos.

A Chapecoense também fez valer o fator casa, vencendo o Atlético-GO por 1 a 0 na Arena Condá. O gol de Walter Clar garantiu o acesso e consolidou a equipe catarinense na terceira posição, com 62 pontos.

A última vaga na Série A foi palco de uma intensa disputa entre Remo e Goiás. O Remo reverteu um placar desfavorável e venceu por 3 a 1 diante de sua torcida no Mangueirão. Willean Lepo abriu o placar para o Goiás, mas Pedro Rocha brilhou com um hat-trick, garantindo a vitória e o acesso para o time paraense. O Remo terminou com 62 pontos, enquanto o Goiás ficou em sexto lugar, com 61 pontos.

O Criciúma, também com 61 pontos, precisava de uma vitória contra o Cuiabá para se classificar, mas acabou derrotado por 1 a 0. O gol de David Miguel decretou a derrota do Tigre, que jogou com um homem a menos após a expulsão de Felipinho. O Cuiabá terminou a Série B na 10ª posição, com 54 pontos.

Na parte inferior da tabela, a Ferroviária lutava para evitar o rebaixamento para a Série C, mas a derrota para o Operário por 2 a 1 selou seu destino. O time paulista terminou a competição com 40 pontos e foi rebaixado. O Botafogo-SP escapou do rebaixamento ao empatar seu jogo e somar 42 pontos, enquanto o Atletic garantiu sua permanência na Série B ao vencer o Paysandu por 2 a 1, terminando em 15º lugar, com 44 pontos.

Além da Ferroviária, Paysandu, Volta Redonda e Amazonas também foram rebaixados para a Série C em 2026.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia