O Vale do Paraíba se prepara para uma mudança drástica no clima neste fim de semana, com a chegada de uma frente fria que promete trazer chuva intensa e uma queda acentuada nas temperaturas. A instabilidade climática marca uma diferença notável em relação aos últimos dias, quando a região registrou temperaturas elevadas, como os 34°C observados na sexta-feira.
Alertas foram emitidos por diversas autoridades, incluindo a Marinha do Brasil e a Defesa Civil de São Paulo, além de serviços de meteorologia, devido à previsão de tempo instável.
Um especialista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), destaca a possibilidade de ventos fortes, que podem atingir até 75 quilômetros por hora. Ele enfatiza que essa condição pode gerar temporais já no sábado, intensificando-se no domingo, com a chegada completa da frente fria. O especialista também alerta para a elevação do nível do mar, com previsão de ressaca e ondas entre 2,5 e 3,5 metros no domingo e na segunda-feira.
Além da chuva, a previsão aponta para um declínio significativo das temperaturas. Após os 34°C registrados na sexta-feira, espera-se que os termômetros não ultrapassem os 20°C no domingo. Em São José dos Campos, por exemplo, a máxima prevista para o domingo é de apenas 18°C ou 19°C.
O Cemaden, responsável pelo monitoramento de riscos de desastres naturais, identificou um risco baixo para ocorrências de inundações e deslizamentos de terra na região. Apesar disso, a população deve permanecer vigilante. O órgão acompanha os volumes de chuva e os riscos de enxurradas, inundações e deslizamentos de terra, e aponta para um risco moderado de alagamentos, enxurradas e inundações pontuais no Vale do Paraíba no sábado, além de um risco de deslizamento de terra, principalmente no domingo. Cunha apresenta o maior risco dentro da região, enquanto no restante do Vale do Paraíba o risco varia entre muito baixo e baixo no domingo.
Confira as previsões para algumas das principais cidades da região:
São José dos Campos: Sábado: 19°C / 29°C; Domingo: 13°C / 19°C
Taubaté: Sábado: 20°C / 30°C; Domingo: 14°C / 20°C
Atibaia: Sábado: 18°C / 27°C; Domingo: 12°C / 18°C
Bragança Paulista: Sábado: 19°C / 28°C; Domingo: 12°C / 18°C
Ubatuba: Sábado: 20°C / 26°C; Domingo: 14°C / 20°C
Caraguatatuba: Sábado: 20°C / 28°C; Domingo: 15°C / 20°C
Campos do Jordão: Sábado: 17°C / 24°C; Domingo: 9°C / 16°C
Pindamonhangaba: Sábado: 19°C / 29°C; Domingo: 13°C / 19°C
Guaratinguetá: Sábado: 21°C / 31°C; Domingo: 14°C / 21°C
Fonte: g1.globo.com


