Flamengo assegura vagas na intercontinental e no mundial de 2029

3 Tempo de Leitura
© Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados

O tetracampeonato na principal competição sul-americana, conquistado no último sábado, impulsionou o Flamengo não só ao topo dos clubes brasileiros com mais títulos da Libertadores, mas também garantiu a equipe em dois importantes torneios globais: a Copa Intercontinental e o Mundial de Clubes de 2029, ambos sob a égide da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

A Copa Intercontinental preenche o espaço antes ocupado pelo Mundial no formato antigo, que reunia sete clubes, incluindo os campeões continentais e um representante do país-sede. Neste modelo, equipes da América do Sul e da Europa avançavam diretamente para as semifinais. Desde o ano passado, o torneio foi remodelado, contando com apenas seis times, um de cada confederação.

A edição deste ano teve início em setembro, com um confronto entre os vencedores das Ligas dos Campeões da África (Pyramids, do Egito) e da Oceania (Auckland City, da Nova Zelândia). O time egípcio venceu por 3 a 0, garantindo sua participação na Copa África-Ásia-Oceania, onde enfrentou o representante asiático, Al Ahli, da Arábia Saudita.

O Pyramids novamente se destacou, vencendo por 3 a 1 e assegurando sua vaga na Copa Challenger. Nesta etapa, o time africano enfrentará o vencedor do confronto entre Flamengo e Cruz Azul, do México, em um Dérbi das Américas disputado em Doha, com um troféu em jogo.

A partida está agendada para o dia 10 de dezembro, às 14h (horário de Brasília). Importante ressaltar que a última rodada do Campeonato Brasileiro está marcada para 7 de dezembro, apenas três dias antes do compromisso no Catar.

O vencedor deste duelo enfrentará o Pyramids no dia 13 de dezembro, no mesmo local e horário. O campeão da Copa Challenger, por sua vez, disputará a final da Copa Intercontinental contra o Paris Saint-Germain, da França, vencedor da última Liga dos Campeões da Europa.

A grande decisão está marcada para o dia 17 de dezembro, também em Doha.

Em 2024, o Botafogo representou o Brasil e a América do Sul na Intercontinental, sendo superado pelo Pachuca, do México, por 3 a 0, no Dérbi das Américas. O título daquele ano ficou com o Real Madrid, da Espanha, que venceu os mexicanos por 3 a 0.

Já o Mundial de Clubes de 2029 ainda não tem uma sede definida. A América do Sul terá direito a seis vagas, quatro delas destinadas aos campeões da Libertadores do período de 2025 a 2028, o que significa que o Flamengo já garantiu a sua participação.

O Rubro-Negro participou da edição deste ano, nos Estados Unidos, chegando às oitavas de final, onde foi eliminado pelo Bayern de Munique, da Alemanha. Além do Flamengo, Al-Ahli, Cruz Azul, Pyramids e PSG também já garantiram suas vagas no torneio.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia