Fim de semana de finados: cemitérios do df esperam 600 mil visitantes

2 Tempo de Leitura
© Valter Campanato/Agência Brasil

Espera-se que aproximadamente 600 mil pessoas visitem os seis cemitérios do Distrito Federal durante o feriado de Finados. A estimativa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) considera o movimento dos últimos três dias, culminando no domingo.

Os cemitérios do DF, incluindo os de Planaltina, Sobradinho, Brazlândia, Gama, Taguatinga e Asa Sul, estarão abertos das 7h às 18h no domingo. A secretaria está promovendo uma ação de acolhimento psicossocial e fornecendo informações sobre os serviços funerários públicos. Para auxiliar a população, foi disponibilizada uma cartilha com orientações.

Entre as informações contidas na cartilha, destaca-se o sepultamento social, um benefício destinado a famílias com renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa. Para ter acesso ao serviço, é necessário comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da região administrativa e realizar a solicitação.

As famílias que se qualificarem para o auxílio funeral receberão todos os itens fornecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal. Isso inclui o caixão, o velório e o sepultamento, bem como o transporte funerário, o uso da capela, o pagamento das taxas e a colocação de uma placa de identificação.

Os endereços dos cemitérios são:

Campo da Esperança – 916 Sul, Plano Piloto
São Francisco de Assis – SOFHN, Área Especial, Taguatinga Norte
Cemitério do Gama – SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério, Setor Oeste
Cemitério de Sobradinho – AR 7, Área Especial Cemitério, Sobradinho II
Cemitério de Planaltina – SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério
Cemitério de Brazlândia – SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério.

Para mais informações sobre os serviços funerários, a Subsecretaria de Assuntos Funerários (Suaf) disponibiliza os telefones (61) 2244-1124 e (61) 98314-0615.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia