Quase cinco mil candidatos da região do Vale do Paraíba participam neste domingo da primeira fase do vestibular da Fuvest, buscando uma vaga na Universidade de São Paulo (USP). Ao todo, 4.968 estudantes se inscreveram para realizar o exame em três cidades da região: São José dos Campos, Lorena e Taubaté.
A maior concentração de candidatos está em São José dos Campos, onde 2.984 inscritos realizarão a prova na UNIP. Em Lorena, 1.148 estudantes farão o exame na UNISAL, enquanto em Taubaté, a ANHANGUERA receberá 836 candidatos.
Este ano, o vestibular da USP atraiu mais de 111 mil candidatos em todo o estado, disputando um total de 8.147 vagas.
A seleção é composta por duas fases. A primeira, aplicada neste domingo, consiste em 90 questões objetivas abrangendo conhecimentos gerais. A segunda fase, agendada para os dias 14 e 15 de dezembro, será composta por questões discursivas de português, redação e 12 questões sobre disciplinas específicas relacionadas ao curso escolhido pelo candidato.
Os candidatos aos cursos de Artes (Música, Artes Visuais e Artes Cênicas) também participarão de provas de habilidades específicas, que são de caráter eliminatório e classificatório, entre os dias 9 de dezembro e 9 de janeiro de 2026.
Para realizar a prova, os candidatos devem apresentar um documento de identidade com foto e utilizar caneta esferográfica de tinta preta ou azul. Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h.
O calendário do vestibular prossegue com a divulgação dos locais de prova da segunda fase e da lista de convocados em 1º de dezembro de 2025. As provas de habilidades específicas para Música serão realizadas de 9 a 12 de dezembro, enquanto as de Artes Visuais ocorrerão em 11 de dezembro. As provas da segunda fase estão marcadas para 14 e 15 de dezembro. As provas de habilidades específicas para Artes Cênicas serão realizadas de 5 a 9 de janeiro de 2026. A primeira chamada será divulgada em 23 de janeiro de 2026, com o período de pré-matrícula virtual da primeira chamada ocorrendo de 27 a 30 de janeiro de 2026.
Fonte: g1.globo.com


