Faltando apenas três dias para completar 18 anos, Maria Eduarda Ferreira, residente em [Cidade/Bairro], deposita todas as suas esperanças na aprovação para o curso de medicina na Universidade de São Paulo (USP). A jovem, que considera a aprovação como o presente ideal, está entre os mais de 111 mil inscritos para a primeira fase do vestibular, realizada neste domingo.
A concorrência para medicina é acirrada, com aproximadamente 90 candidatos disputando cada uma das vagas. Maria Eduarda relata que se preparou intensamente nos últimos dois anos, conciliando os estudos da escola técnica com as aulas do cursinho preparatório, de segunda a segunda.
Desde a infância, Maria Eduarda nutre o sonho de se tornar médica, motivada pelo desejo de ajudar o próximo. “Fui desenvolvendo um amor mesmo, um carinho muito grande. Coloquei na minha cabeça que deve ser muito gratificante você conseguir salvar uma vida”, afirma a vestibulanda.
Para equilibrar a rotina de estudos com o bem-estar, a estudante adotou estratégias para otimizar seu tempo e evitar distrações, controlando o uso das redes sociais. “A gente sempre tem essa noção de que a rede social atrapalha um pouco, então no começo é difícil largar esse vício, mas conforme o ano foi passando fui conseguindo conciliar melhor, focar mesmo na rotina de estudos que criei.”
A primeira fase do vestibular da Fuvest reuniu um grande número de candidatos. Os participantes tiveram cinco horas para responder a 90 questões de múltipla escolha, abrangendo diversas disciplinas do ensino médio.
Os candidatos aprovados na primeira fase participarão da segunda etapa, agendada para os dias 14 e 15 de dezembro. A divulgação da primeira lista de aprovados está prevista para 23 de janeiro de 2026.
Fonte: g1.globo.com


