Enem 2025: ribeirão preto, franca e barretos registram aumento de inscritos

4 Tempo de Leitura
G1

As regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos, no interior de São Paulo, somam um total de 48.704 estudantes inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, cuja primeira prova será aplicada neste domingo, dia 9 de novembro. Este número representa um crescimento significativo de 26,8% em comparação com o ano de 2024, quando 38.410 candidatos se inscreveram para o exame.

Neste ano, participantes de 20 cidades da região se inscreveram, o mesmo número de municípios com inscritos em 2024. Em âmbito nacional, o Enem 2025 contabiliza um total de 4.811.338 inscrições confirmadas. A segunda prova será realizada no domingo seguinte, dia 16 de novembro.

O Enem é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado como critério de seleção para programas como o Sisu, Prouni e Fies. Uma novidade para 2025 é que o Sisu aceitará notas das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025) para a seleção de candidatos em universidades públicas.

No primeiro dia de prova, os candidatos responderão a 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e farão uma redação. No segundo dia, serão aplicadas 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas terão início às 13h30. No primeiro dia, o exame terminará às 19h, enquanto no segundo dia, às 18h30. A organização do exame alerta para a importância de chegar no horário, pois não haverá tolerância para atrasos. Os candidatos só poderão deixar o local de aplicação com o caderno de questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

O local de prova pode ser consultado no cartão de confirmação de inscrição, disponível na página do participante, acessível com login via conta gov.br (CPF e senha).

É obrigatório levar um documento de identificação original com foto, que pode ser físico ou digital (e-Título, CNH Digital e RG Digital são aceitos, mas capturas de tela não são válidas), e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. O cartão de confirmação da inscrição não é obrigatório, mas é recomendado.

Alimentos e bebidas não alcoólicas são permitidos, preferencialmente em embalagens transparentes e sem rótulos. Artigos religiosos e materiais de acessibilidade também são permitidos. Demais itens devem ser guardados embaixo da carteira ou dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos aplicadores. Aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados.

É proibido portar óculos escuros, artigos de chapelaria, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, anotações, protetor auricular, relógio de qualquer tipo e quaisquer dispositivos eletrônicos, incluindo fones de ouvido.

A Prefeitura de Ribeirão Preto informou que o transporte público será gratuito para todos os estudantes, das redes pública e privada, nos dias de prova, bastando apresentar a carteira de estudante. A RP Mobi monitorará os ônibus em tempo real e poderá reforçar a frota nas linhas com maior demanda.

Aconselha-se planejar o deslocamento com antecedência, considerando o trânsito e o funcionamento reduzido do transporte público aos domingos.

Fonte: g1.globo.com

Compartilhe está notícia