Enem 2025: reta final é de descanso e preparação logística

4 Tempo de Leitura
© Paulo Pinto/Agência Brasil

Milhões de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 se preparam para o segundo dia de provas, agendado para este domingo. A etapa final exige uma mudança de foco: deixar de lado os livros e concentrar-se na logística para o dia do exame.

Especialistas aconselham que este é o momento ideal para dar uma pausa nos estudos e priorizar a organização do deslocamento e dos materiais necessários para a realização da prova. Após essa etapa, o recomendado é relaxar.

João Pedro Pinheiro Oliveira, estudante de Brasília, está entre os mais de 4,8 milhões de inscritos no exame. Ele acredita que, nesta fase, não adianta tentar aprender conteúdos novos. O estudante planeja apenas revisar alguns vídeos com dicas rápidas. João Pedro, que almeja cursar Administração, se sente confiante para o segundo dia de provas, especialmente na área de exatas.

Para otimizar seu desempenho, João Pedro pretende focar nas questões mais fáceis, estratégia que visa potencializar sua pontuação com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). “Tentarei focar nas questões mais fáceis por causa da TRI, sempre começar com calma, respirando e tomando cuidado com isso”, afirma.

Sofia Biacchi Emanuelli Hardt, colega de escola de João, também se prepara para o Enem, visando o acesso ao ensino superior, possivelmente fora de Brasília. Sofia dedicou o ano aos temas mais recorrentes no exame e reservou o dia anterior à prova para revisar fórmulas importantes. “Desde o início do ano, tenho focado nas matérias que mais caem no Enem e, agora, para esse último mês fiz somente uma revisão pontual e dediquei a sexta-feira para uma última revisão de fórmulas, porque tenho medo de esquecê-las no meio da prova. Amanhã, vou ficar tranquila”, disse a estudante.

Ainda indecisa sobre o curso universitário, Sofia optou por não conferir o gabarito da primeira prova para evitar influenciar seu desempenho no segundo dia. “Nem corrigi a primeira prova, porque se tiver ido mal ou pior do que eu penso que eu iria para a segunda prova com pesar. Mas, estou confiante porque eu acho que eu fui bem na primeira prova e a segunda não é a que eu preciso ir melhor. Então, estou tranquila.”

Samuel Ribeiro, professor de química, reforça a importância do descanso para os candidatos. “O candidato não deve se esquecer de descansar antes da prova para chegar menos ansioso e com a cabeça mais tranquila para fazer a prova. Nada de chegar muito afobado”, afirma.

Recomenda-se que os participantes preparem um “kit sobrevivência” com, no mínimo, duas canetas pretas de material transparente, documento oficial com foto e o Cartão de Confirmação de Inscrição. Levar lanches leves e água em garrafa transparente também é aconselhável.

No dia do exame, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas terão início às 13h30 e término às 18h30. A partir das 15h30, os participantes poderão deixar a sala sem o caderno de questões, enquanto aqueles que desejarem levar o caderno deverão aguardar até as 18h.

Dentro da sala de prova, a dica é priorizar as questões mais familiares e fáceis, lendo atentamente os enunciados para otimizar o tempo e garantir um bom desempenho.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia