Enem 2025: participação atinge 70% dos inscritos nos dois dias de prova

3 Tempo de Leitura
© Tomaz Silva/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 registrou a presença de aproximadamente 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados nos dois domingos de aplicação, nos dias 9 e 16 de novembro. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A abstenção no primeiro dia do exame ficou em 27%. O balanço apresentado é preliminar, e os dados definitivos serão divulgados juntamente com o resultado do exame, previsto para janeiro de 2026.

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o gabarito oficial do segundo dia de provas será divulgado na próxima quinta-feira, dia 20.

Uma das novidades para o futuro é que, a partir de 2026, o governo pretende utilizar o Enem como ferramenta de avaliação do ensino médio. Segundo o ministro, a mudança visa motivar os estudantes, já que o foco principal deles é o Enem como porta de entrada para a universidade, em detrimento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O Inep já realizou os estudos necessários para implementar a nova forma de avaliação.

Outra iniciativa em estudo pelo MEC, por meio do Inep, é a aplicação do Enem em língua portuguesa nas capitais de três países do Mercosul: Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). A ideia é viabilizar a participação de candidatos brasileiros e estrangeiros, no modelo digital. A conclusão dos estudos está prevista para o fim de março de 2026.

Durante a aplicação do segundo dia de provas, cerca de 1,7 mil candidatos foram eliminados por comportamentos considerados inadequados. A aplicação do exame em todo o país foi finalizada sem grandes problemas, segundo o ministro, com exceção de um tiroteio na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, que suspendeu a prova em uma escola na Zona Norte da cidade. Os inscritos nesse local terão as provas reaplicadas em 17 de dezembro.

No segundo dia, os participantes responderam questões de matemática e ciências da natureza. O exame adotou a metodologia testlet, que agrupa itens variados em torno de um mesmo texto.

O exame foi aplicado em todas as unidades da federação, com mais de 585 mil colaboradores envolvidos na operação.

O Enem 2025 também marcou o retorno da certificação de conclusão do ensino médio para candidatos maiores de 18 anos.

Participantes que tiveram problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas que impediram a realização da prova poderão solicitar a reaplicação do Enem entre os dias 17 e 21 de novembro. As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.

Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o calendário do Enem 2025 será alterado devido à realização da COP30. Nesses locais, as provas serão aplicadas nos domingos 30 de novembro e 7 de dezembro.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia