Mais de 57 mil estudantes da região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Bragantina se preparam para o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, dia 16. O exame, crucial para o acesso ao ensino superior, será composto por questões de Matemática e Ciências da Natureza (física, química e biologia), totalizando 90 perguntas.
No domingo anterior, dia 9, os participantes enfrentaram a primeira etapa do Enem, respondendo a 45 questões de Linguagens (gramática, literatura e língua estrangeira) e 45 de Ciências Humanas (geografia, história, filosofia e sociologia), além da redação.
A prova deste domingo terá duração de cinco horas, 30 minutos a menos que a primeira etapa. Para otimizar o tempo, especialistas recomendam iniciar pelas questões consideradas mais fáceis e médias, buscando garantir pontos e aumentar a confiança. Outra dica é ler o enunciado antes do texto de apoio, direcionando a leitura e economizando tempo.
É sugerido que os candidatos estabeleçam metas por hora, tentando resolver cerca de 20 questões a cada 60 minutos, o que equivale a cerca de três minutos por questão. Recomenda-se reservar entre 20 e 30 minutos para preencher o gabarito com atenção, evitando correria no final. Pequenas pausas a cada 1h30 para alongar o corpo e fazer um lanche leve também podem ajudar a manter o foco e a energia.
O tempo mínimo de permanência no local de prova é até as 15h30, mas o caderno de questões só poderá ser levado pelos candidatos que permanecerem até os 30 minutos finais do exame. Os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h, com a prova iniciando às 13h30. A saída sem o caderno de questões é permitida a partir das 15h30, enquanto a saída com o caderno é liberada a partir das 18h. O término da prova está marcado para as 18h30.
Na região, o número total de inscritos é de 57.824, incluindo 24.573 estudantes que estão concluindo o ensino médio e 7.154 treineiros. As cidades com o maior número de participantes são São José dos Campos (17.047), Taubaté (6.232), Jacareí (5.047), Bragança Paulista (4.207) e Atibaia (4.012).
Para facilitar o deslocamento dos candidatos, as prefeituras de São José dos Campos e Taubaté anunciaram reforço nas linhas de ônibus do transporte público. Em São José dos Campos, agentes de mobilidade urbana estarão presentes para auxiliar no fluxo do trânsito, especialmente nas proximidades dos locais de prova. Viagens extras serão disponibilizadas conforme a demanda. Taubaté terá ônibus extras nas linhas 4, 5, 8, 10, 15, 21, 28, 38/39 e 40, além de adequação de horários em outras linhas. Algumas cidades, como Caraguatatuba e Caçapava, oferecerão isenção de tarifa no transporte público neste domingo, assim como Bragança Paulista, onde a passagem já é gratuita aos domingos.
Fonte: g1.globo.com


