Enem 2025: candidatos de ribeirão preto e franca enfrentam segundo dia de provas

4 Tempo de Leitura

Quase 50 mil candidatos inscritos na edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos retornam neste domingo para a segunda etapa da avaliação. Um total de 48.704 estudantes são esperados nos locais de prova para responder a 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática.

Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h, com o início da aplicação dos exames marcado para as 13h30. Os participantes puderam deixar as salas a partir das 15h30, sendo autorizados a levar os cadernos de questões somente após as 18h. O término da prova está previsto para as 18h30, trinta minutos mais cedo em comparação com o primeiro dia.

Na última quinta-feira, o Inep divulgou o gabarito oficial da primeira etapa do exame. O Ministério da Educação (MEC) informou que a taxa de abstenção no primeiro dia de provas, realizado no último domingo, foi de 27% em todo o país. Na ocasião, os candidatos responderam a 90 questões de linguagem e ciências humanas, além de elaborarem uma redação sobre o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Estudantes que realizaram a primeira fase descreveram a prova como “cansativa”, com “poucas imagens” e “desafiadora”.

A nota final do Enem 2025 tem previsão de ser divulgada em janeiro de 2026.

Os candidatos devem consultar o local de prova no cartão de confirmação de inscrição, acessível na página do participante através do login com a conta gov.br (CPF e senha). É obrigatório apresentar um documento de identificação original com foto, seja ele físico ou digital. Versões digitais como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital são aceitas, porém capturas de tela não serão validadas. Também é imprescindível o uso de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão de confirmação da inscrição, que contém informações importantes como o local de prova, o idioma escolhido (inglês ou espanhol) e o tipo de atendimento especializado, caso solicitado.

É permitido levar lanches, água e outras bebidas não alcoólicas, preferencialmente em embalagens transparentes e sem rótulos. Artigos religiosos e materiais de acessibilidade também são permitidos. Os demais itens devem ser guardados embaixo da carteira ou dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos aplicadores, devidamente lacrado e identificado.

É expressamente proibido o uso de óculos escuros, artigos de chapelaria, canetas de material não transparente, lápis, lapiseiras, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, anotações, protetores auriculares, relógios de qualquer tipo e quaisquer dispositivos eletrônicos. Caso um aparelho eletrônico emita qualquer som, mesmo dentro do envelope, o participante será eliminado.

A Prefeitura de Ribeirão Preto disponibilizou transporte público gratuito para todos os estudantes, tanto da rede pública quanto da privada, mediante apresentação da carteira de estudante. A RP Mobi monitorou o fluxo de ônibus em tempo real e reforçou as linhas com maior demanda de candidatos.

Compartilhe está notícia