Dois guardas municipais de Várzea Paulista, em São Paulo, foram presos na quinta-feira (16), após condenação por envolvimento com tráfico de drogas. As prisões foram efetuadas pelo Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep).
Raimundo Batista de Jesus, de 52 anos, foi sentenciado a nove anos de prisão, enquanto Adilson Donizete Pinto, de 64 anos, cumprirá oito anos, ambos em regime fechado. Além das penas de prisão, a Justiça determinou a perda dos cargos públicos que ocupavam.
A condenação dos guardas é resultado de investigações que os apontam como participantes de uma organização criminosa e por corrupção passiva.
O caso veio à tona em 2021, quando dez GCMs de Várzea Paulista e um de Jundiaí foram detidos. Na época, todos os envolvidos foram liberados para responder ao processo em liberdade até o recente julgamento de Raimundo e Adilson.
As investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) revelaram que os guardas estavam envolvidos no transporte, fornecimento e venda de drogas sem a devida autorização. Além disso, eles são acusados de exigir dinheiro de traficantes em troca de sua liberdade.
A prefeitura de Várzea Paulista confirmou o afastamento dos servidores públicos. A administração municipal informou que aguardará o julgamento final dos agentes, em todas as instâncias, para então tomar as medidas administrativas cabíveis.
Em Jundiaí, a prefeitura informou que o guarda municipal envolvido no caso foi demitido após a conclusão de um inquérito administrativo disciplinar conduzido pela corregedoria geral da GCM.
Até o momento, não houve manifestação da defesa dos guardas municipais condenados.
Fonte: g1.globo.com


