Dia D de Vacinação: Mobilização Nacional em Prol da Saúde Infantil

3 Tempo de Leitura
© José Cruz/Agência Brasil

Neste sábado, 22 de setembro, crianças e adolescentes com menos de 15 anos devem se dirigir a uma unidade básica de saúde (UBS) ou a qualquer local de vacinação em todo o Brasil para participar do Dia D da Campanha de Multivacinação. O foco principal é a atualização das cadernetas de vacinação.

Convocação para a Campanha

Em um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão na sexta-feira, 21, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, incentivou as famílias a se envolverem ativamente na campanha. Ele destacou a importância da união de esforços para melhorar as taxas de vacinação no Brasil.

Vacinas Disponíveis

A campanha deste ano traz como novidade a vacina pneumocócica 20-valente, que protege contra diversas doenças, como pneumonia e meningite, sendo indicada para crianças menores de 5 anos. Durante o Dia D, estarão disponíveis as seguintes vacinas, conforme a faixa etária e histórico vacinal:

1. BCG 2. Hepatite B 3. Pentavalente (DTP/Hib/HB) 4. Poliomielite (VIP) 5. Rotavírus humano 6. Pneumocócica conjugada 10-valente e 20-valente 7. Meningocócica C 8. Influenza 9. Covid-19 10. Febre amarela 11. Meningocócica ACWY 12. Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) 13. Varicela 14. DTP 15. Hepatite A 16. dT 17. HPV4 18. Dengue tetravalente.

Enfrentamento ao Sarampo

Com o aumento de casos de sarampo na América e registros de casos importados no Brasil, o Ministério da Saúde mantém uma estratégia de vacinação indiscriminada em algumas cidades, como Guarulhos e São Bernardo do Campo, visando proteger todas as pessoas de 6 meses a 59 anos. O ministro Padilha ressaltou a importância de continuar vigilante contra a doença.

Resultados da Campanha

A campanha de vacinação começou no início do mês e prosseguirá até 1º de setembro, oferecendo 20 diferentes vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, que protegem contra doenças graves, como meningite e tuberculose. Até 18 de agosto, mais de 180 milhões de doses haviam sido distribuídas pelo Ministério da Saúde.

Importância da Informação

O ministro também alertou sobre os perigos da desinformação relacionada às vacinas, enfatizando a necessidade de que as famílias se informem corretamente para proteger a saúde das crianças. “Não deixem que notícias falsas comprometam a saúde de nossas crianças”, concluiu Padilha.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia