Cob anuncia indicados a melhor atleta do ano no prêmio brasil olímpico

4 Tempo de Leitura
© Ed Sloane/World Surf League/Direitos Reservados

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou, nesta quarta-feira, os nomes dos oito atletas que concorrerão ao prêmio de Melhor Atleta do Ano no Prêmio Brasil Olímpico 2025. A lista de indicados, composta por quatro atletas de cada gênero, abrange diversas modalidades esportivas, evidenciando a diversidade do esporte brasileiro.

Na categoria masculina, os indicados são Caio Bonfim (marcha atlética), Henrique Marques (taekwondo), Hugo Calderano (tênis de mesa) e Yago Dora (surfe). Já na categoria feminina, as concorrentes são Gabi Guimarães (vôlei), Maria Clara Pacheco (taekwondo), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Lima (boxe).

A cerimônia de premiação, onde serão anunciados os vencedores, está marcada para o dia 11 de dezembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

“O Prêmio Brasil Olímpico é uma homenagem aos desempenhos notáveis dos atletas brasileiros ao longo do ano. Todos demonstraram um grande desempenho. E dentre os melhores resultados em todas as modalidades olímpicas, existem aqueles que marcaram seus nomes na história nesta temporada. Ao analisar a lista dos melhores, foi fácil constatar que esses oito atletas, representando sete esportes olímpicos diferentes, tiveram um 2025 fantástico e exibiram a diversidade do Time Brasil”, declarou o diretor-geral do COB, Emanuel Rego.

Gabi Guimarães se destacou como um dos principais nomes da seleção brasileira de vôlei, que conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial na Tailândia. Ela também foi a segunda maior pontuadora geral e eleita a melhor ponteira da competição. Na Liga das Nações, o Brasil ficou com o vice-campeonato, com Gabi sendo escolhida para a seleção do torneio.

Maria Clara Pacheco conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Taekwondo, na categoria até 57 quilos, na China. Ela também assumiu a liderança do ranking mundial e olímpico, além de faturar o ouro no Grand Prix de Taekwondo de Muju.

Rayssa Leal consolidou sua posição como um dos grandes nomes do skate brasileiro. A skatista conquistou o pentacampeonato do STU Pro Tour Rio e venceu as etapas de Miami (Estados Unidos) e Brasília da Street League Skateboarding (SLS).

Rebeca Lima conquistou a medalha de ouro na categoria até 60 quilos no Mundial de Boxe, realizado em Liverpool (Inglaterra).

Caio Bonfim conquistou o ouro na prova de 20 quilômetros da marcha atlética no Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio (Japão), além da prata nos 35 quilômetros no mesmo Mundial. Ele também conquistou a Copa Brasil e o Troféu Brasil.

Henrique Marques conquistou um ouro inédito no Campeonato Mundial de Taekwondo na categoria até 80 quilos e outro no Grand Prix Challenge de Bangkok (Tailândia).

Hugo Calderano conquistou a Copa do Mundo de Tênis de Mesa e a medalha de prata no Campeonato Mundial em Doha (Catar).

Yago Dora sagrou-se campeão mundial da Liga Mundial de Surfe (WSL), conquistando seu primeiro título na carreira.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia