Quase 42,5 mil candidatos foram classificados para a segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgaram que 42.499 candidatos foram aprovados na primeira fase e seguem para a prova discursiva.
O certame, que visa preencher 3.652 vagas em 32 órgãos do governo federal, teve candidatos aprovados de todas as 27 unidades da federação para a próxima etapa, agendada para 7 de dezembro.
Os candidatos podem consultar seus resultados individuais definitivos da prova objetiva, as listas de classificação de todos os cargos e os espelhos do seu cartão-resposta no site da FGV. O acesso exige login com CPF e senha da plataforma Gov.br. A página também disponibiliza a tabela com as notas mínimas necessárias para classificação em cada cargo, especialidade e modalidade de concorrência, incluindo ampla concorrência e cotas para pessoas com deficiência, negras, indígenas e quilombolas.
A FGV também publicou os gabaritos definitivos das provas objetivas por tipo de prova, assim como as respostas aos recursos contra os gabaritos preliminares.
Nos resultados individuais, os candidatos podem verificar se foram aprovados e classificados, aprovados e não classificados ou eliminados. Os aprovados e classificados, que alcançaram os acertos mínimos e a nota mínima para a próxima fase, serão convocados para a prova discursiva por meio de edital no Diário Oficial da União.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou que convocará, até o fim desta semana, os candidatos classificados para a realização da prova discursiva, marcada para 7 de dezembro. Além disso, serão publicados outros editais de convocação para avaliação de títulos, procedimento de verificação da autodeclaração para concorrer às vagas reservadas e procedimento de caracterização da deficiência.
As provas objetivas do CNU 2025 foram aplicadas em 228 municípios brasileiros, abrangendo todas as regiões do país, no dia 5 de outubro. Das 3.652 vagas, 3.144 são para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. O concurso também visa formar um banco de candidatos aprovados em lista de espera para ambos os níveis.
O MGI informa que 2.480 vagas são para preenchimento imediato e 1.172 para provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados. Os cargos estão agrupados em nove blocos temáticos, permitindo aos candidatos concorrer a diferentes cargos dentro do mesmo bloco, definindo uma lista de preferência.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


